Auxílio emergencial: ponto de apoio contribui para reduzir aglomerações

Montado na escola Zilma Coelho, ponto de apoio já realizou mais de 1.400 atendimentos
Foto: Márcia Leal/PMCI

As filas diante das agências bancárias para atendimento relacionado ao programa federal de auxílio emergencial tiveram, em Cachoeiro, significativa redução. Um dos fatores que contribuem para isso é o ponto de apoio para cadastramento, coordenado pela Prefeitura.

Iniciada há quase três semanas, na escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, a ação já realizou mais de 1.400 atendimentos. A iniciativa, que é uma parceria com a Caixa Econômica Federal, foi implementada pelo Sistema de Comando em Operações (SCO) de enfrentamento à covid-19 no município, como uma das formas de evitar a formação de aglomerações.

O atendimento é feito por servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Educação (Seme), que foram treinados para auxiliar quem precisa de ajuda para fazer o cadastro no programa federal.

As pessoas que se enquadram nos critérios do programa podem procurar a escola, de segunda a sexta, das 8h às 14h. É necessário apresentar CPF e um documento de identidade atualizado.

“Nossas expectativas, com essa ação, eram as de oferecer ajuda à população e combater as aglomerações, que aumentam os riscos de contágio pelo coronavírus. Ficamos satisfeitos em ver que esses objetivos têm sido alcançados”, destaca o coordenador do SCO, Ruy Guedes.

“A importante parceria da Caixa com a Prefeitura de Cachoeiro, ao disponibilizar um espaço com todo conforto e segurança, possibilitou um atendimento diferenciado, ajudando aqueles que não tinham acesso à informação, à internet, que estavam com dificuldade em solicitar o auxílio. Foi uma iniciativa que visou ajudar aqueles que mais precisam”, ressalta o superintendente executivo de Varejo da Caixa Econômica, Anselmo José Moreira Bravim.

Cadastro Único

O ponto de apoio também tem realizado atendimento para moradores que desejam fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Até o momento, 200 pessoas já fizeram o registro.

Quem quiser se cadastrar no CadÚnico deve apresentar documentos originais de todos os membros da família que moram na mesma residência, incluindo: comprovante de residência (mês atual ou anterior); certidão de nascimento ou casamento; CPF (a partir de 16 anos); título de eleitor (a partir de 18 anos); carteira de trabalho e comprovante de renda (contracheque, extrato de aposentadoria, extrato de seguro-desemprego ou extrato de recebimento de pensão).

“Essa é boa oportunidade para as pessoas, que precisam, registrarem-se no CadÚnico, que abre caminho para auxílios sociais importantes, advindos dos governos federal, estadual e municipal”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.