Prestação de contas

Avanços da gestão municipal em 2021 são apresentados na Câmara de Cachoeiro

Relatório foi apresentado nesta segunda-feira (18)
Foto: Divulgação/PMCI

O prefeito Victor Coelho apresentou, nesta segunda-feira (18), o relatório de prestação de contas anual das ações realizadas pela Prefeitura de Cachoeiro em 2021, durante sessão extraordinária, realizada no plenário da Câmara Municipal. Estiveram presentes vereadores, secretários municipais, servidores, imprensa local e público em geral.

O relatório com resumo das ações de cada secretaria foi apresentado durante 1h30 e, em seguida, cada vereador teve a oportunidade de registrar seus questionamentos, observações e solicitações. O momento de fala dos vereadores, com as devidas respostas do prefeito, se estendeu por aproximadamente 2h.

Durante a audiência, foram apresentados avanços nas mais diversas áreas, sendo as ações da gestão municipal agrupadas em cinco seções: Cachoeiro +Humana, +Bem-cuidada, +Empreendedora e Sustentável e +Organizada, para serem melhor apreciadas pelos vereadores e munícipes presentes.

Além dos destaques em investimentos em educação, saúde, infraestrutura, esporte e lazer, assistência social, dentre outros, foram destacadas ações de gestão e avanços em rankings alcançados pelo município, dentre os quais: 5º ano consecutivo sendo Nota A, em Gestão Fiscal, junto ao Tesouro Nacional; 1º lugar no ES e 12º no Brasil, no Índice de Governança Municipal, pelo Conselho Federal de Administração, entre cidades com mais de 100 mil habitantes; 13º no país, no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças pelo Ministério da Economia; 2º lugar no ES e 30º, no Brasil, em ranking de transparência pelo TCU; 59º lugar no Ranking Nacional de Cidades Inteligentes; e evolução no orçamento municipal de R$ 403 milhões, em 2017, para R$ 810 milhões previstos para 2022.

O prefeito Victor Coelho salientou que, embora 2021 tenha sido um período de retomada de crescimento, ainda sob fortes impactos gerados pela enchente de 2020 e pela pandemia de Covid-19, Cachoeiro conseguiu investir em ações voltadas para o bem-estar e a segurança dos cidadãos, sempre sob os ângulos de modernização e de transparência.

“Em 2021, os desafios foram sendo superados segundo o modelo gerencial de administração pública que concentra esforços no controle dos resultados da máquina pública. E, assim, tivemos muitas conquistas para todos os cachoeirenses que, com muito trabalho, vamos continuar alcançando. Além disso, tão importante quanto fazer, é prestar contas do que temos feito. Compromisso com a transparência, sempre”, finaliza.

O vídeo da audiência está disponível, na íntegra, no canal de YouTube da Câmara Municipal e a prestação de contas de 2021 pode ser acessada no portal da Prefeitura de Cachoeiro – www.cachoeiro.es.gov.br/prestacao-de-contas.