Habitação

Bairro Gilson Carone recebe ação de regularização fundiária

Reunião nesta semana apresentou plano de ações que serão realizadas na região
Foto: Patrícia Pim/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro está iniciando mais uma ação de regularização fundiária no município, desta vez, voltada aos moradores do bairro Gilson Carone que não possuem a escritura de seus terrenos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável (Semurb), são lotes públicos doados em 1994 que não foram devidamente regularizados.

Segundo a pasta, o loteamento possui uma área de 350.900 metros, com 74 quadras e 1.142 lotes, e cerca de 70% deles não estão devidamente registrados junto ao município.

Em virtude da extensão territorial da região, a ação será realizada em etapas, com mutirões para recolhimento de documentos para abertura dos processos de regularização. Na última terça-feira (23), uma reunião foi realizada com moradores para apresentar o plano de atividades que será realizado no bairro.

A primeira etapa contempla imóveis na avenida Theodorico Ferraço e nas ruas Virgílio Bolognini, Adail Ultramar, Francisco Sechin, Nelson Nogueira Lima e Milton Pacheco da Silva.

Neste sábado (27), uma equipe da Semurb estará presente nesses logradouros, entregando, ao proprietário de cada imóvel não regularizado, a relação de documentos necessários para a abertura do processo.

Em seguida, entre os dias 13 e 15 de junho, os servidores estarão na escola municipal Padre Gino Zatelli para recolher a documentação e esclarecer dúvidas dos moradores.

“Ao garantir a regularização fundiária, estamos proporcionando segurança e dignidade aos moradores do Gilson Carone. Essa iniciativa permite que as famílias tenham acesso pleno aos seus direitos e possam, por exemplo, obter financiamentos para melhorias em suas moradias. Além disso, a ação também contribui para o crescimento ordenado do município, pois auxilia a gestão municipal no planejamento de investimentos em infraestrutura, como saneamento básico e iluminação pública”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro da Vitória.

Ação também acontece em outras comunidades

Outras localidades da sede e interior do município também estão recebendo ações de regularização fundiária. No distrito de Burarama e no bairro Vila Rica, os processos já estão adiantados.

Em breve, os autos de demarcação dos lotes serão publicados para encaminhamento ao cartório, últimas etapas até a emissão das escrituras.