Notícias

Bairro São Geraldo terá centro comunitário via OP

Na primeira das plenárias regionais do Orçamento Participativo (OP) 2013, os moradores escolheram, na noite desta quinta-feira (03), a obra prioritária para a Região 1: a construção do centro comunitário do bairro São Geraldo, com capela mortuária. Em segundo lugar ficou a reforma e ampliação da escola municipal Maria das Neves, no Alto União. Em terceiro ficou a construção do muro de contenção e pavimentação em trecho da rua Gonçalves Coelho.

A plenária foi realizada na quadra da escola municipal Jenny Guárdia, também no São Geraldo, com participação do prefeito Carlos Casteglione, que destacou a importância do OP para a administração. “Eu confio nessa ferramenta. É a forma de governar ouvindo as pessoas, buscando atender às necessidades coletivas, e não individuais. Isso é democratizar as decisões. O que o povo escolhe pelo OP tem o meu respeito”, comenta Casteglione.

A região é composta ainda pelos bairros e localidades Tijuca, Álvaro Tavares (União), Alto União, Monte Belo, Nossa Senhora da Glória, Amarelo, Alto Amarelo, localidade de Safra, Paraíso e São João da Lancha.

Para Joel Ferreira Lopes, morador do São Geraldo e delegado do OP, essa maneira de escolher as prioridades dos bairros está aprovada. Ele destaca a obra de macrodrenagem e asfaltamento da rua João Sasso até a Herculano Santana, que está em fase de conclusão. “Com o OP, as chances de a administração pública acertar em suas ações são maiores, porque ela ouve o povo”.

A dona de casa Maria Rodrigues Pimentel, 70 anos, moradora do bairro Paraíso, se sente feliz em poder participar diretamente das decisões do município. “É satisfatório poder ver a democracia acontecer assim, na prática. É a maioria que decide o que a prefeitura vai executar”.

A vendedora Patrícia Souza Peixoto, 34 anos, moradora do Alto União, compareceu a uma plenária do OP pela primeira vez, e afirma que valeu a pena. “Vim porque sei de obras muito importantes que estão sendo executadas via OP, inclusive no bairro onde moro. Achei o processo de escolha muito transparente, justo e correto. É uma maneira de governar que veio para ficar”.

Durante as plenárias, também são eleitos os delegados, que ajudam a administração a cuidar da região à qual eles pertencem. Os dois mais votados viram conselheiros, que apoiam no gerenciamento das 13 regiões.

Os delegados da Região 1 são: Pedro Laudelino Mengali e Luiz Geraldo Minto (os dois são conselheiros); Joel Ferreira Lopes; Maria Clemasco Fabres; Joelson Martin de Carvalho; Emerval de Souza Belonia.

Participe do OP 2013!
Programação das Plenárias Regionais do OP 2013

Horários: de segunda a sexta-feira, credenciamento a partir de 18h e início às 19h
Aos sábados, credenciamento a partir das 14h e início às 15h

Sexta-feira (04/05)
Região 11
Local: escola municipal Luiz Semprini, no distrito de Pacotuba
Distritos envolvidos: Burarama, Pacotuba e Coutinho

Sábado (05/05)
Região 4
Local: escola municipal Professor Athayr Cagnin, no bairro Abelardo Machado
Bairros envolvidos: Abelardo Ferreira Machado, Aquidaban, Alto Novo Parque, Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque, Nossa Senhora de Fátima, Village da Luz, Rubem Braga

Segunda-feira (07/05)
Região 7
Local: Ginásio do bairro Aeroporto
Bairros envolvidos: Coramara, Gilson Carone, Waldir Furtado Amorim (BNH de baixo), Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque, Marbrasa, Aeroporto, Rui Pinto Bandeira, Boa Vista

Terça-feira (08/05)
Região 6
Local: escola municipal Professor Elísio Cortes Imperial, bairro Teixeira Leite
Bairros envolvidos: Estelita Coelho Marins, Maria Ortiz, Vila Rica, Ilha da Luz, Teixeira Leite, Elpídio Volpini (Valão)

Quarta-feira (09/05)
Região 3
Local: escola municipal Zilma Coelho, no bairro Ferroviários
Bairros envolvidos: Alto Independência, Ibitiquara, Ferroviários, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília, Independência, Santa Helena

Quinta-feira (10/05)
Região 2
Local: escola municipal Clube do Bosque, no bairro Amaral
Bairros envolvidos: São Luiz Gonzaga, Coronel Borges, Arariguaba, Baiminas, Bela Vista, Amaral, Presidente Arthur Costa e Silva

Sexta-feira (11/05)
Região 5
Local: escola IPE, no bairro Campo Leopoldina
Bairros envolvidos: Basiléia, Campo da Leopoldina, Nova Brasília, Zumbi, São Francisco de Assis, Parque Laranjeiras, Otton Marins

Sábado (12/05)
Região 8
Local: escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Agostinho Simonato
Bairros envolvidos: Jardim América, IBC, Jardim Itapemirim, Boa Esperança, Monte Cristo, Alto Monte Cristo, São Lucas, Caiçara, Agostinho Simonato

Segunda-feira (14/05)
Região 13
Local: escola estadual Santa Fé, na localidade de Santa Fé de Cima
Distritos envolvidos: Córrego dos Monos, Santa Fé e São Joaquim

Terça-feira (15/05)
Região 12
Local: escola municipal Jácomo Silotti, no distrito de Soturno (Sambra)
Distritos envolvidos: Gironda, Vargem Grande de Soturno e Gruta

Quarta-feira (16/05)
Região 10
Local: escola estadual Prof. Petronilha Vidigal, distrito de Itaoca
Distritos envolvidos: Itaoca, São Vicente e Conduru

Quinta-feira (17/05)
Região 9
Local: Centro Universitário São Camilo – Campus II, no bairro Recanto
Bairros envolvidos: Centro, Sumaré, Dr. Gilberto Machado, Recanto, Guandu, Santo Antônio