Oportunidades

Balcão de Empregos fez mais de 500 atendimentos na Feira de Negócios

Ação aconteceu na última semana, durante a 16ª edição da Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

A edição do Balcão de Empregos na 16ª Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro, realizada na última semana, fez 575 atendimentos ao público, um recorde para o projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Ao todo, 297 pessoas foram encaminhadas para processos de seleção para 240 vagas de trabalho oferecidas por 11 empresas parceiras da iniciativa. Outras 205 tiveram seus dados inseridos no sistema da Agência do Trabalhador de Cachoeiro, para concorrerem a futuras oportunidades.

A ação também cadastrou 27 jovens no programa Oportuni, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), destinado ao público entre 14 e 24 anos que deseja entrar no mercado de trabalho. Uma vez cadastrados, os jovens passam a integrar o banco de dados do programa, que cruza as informações com as vagas de empregos ativas.

Outro serviço disponibilizado pelo Balcão de Empregos foi a emissão da carteira de trabalho digital, que facilitou o acesso ao documento a 37 cidadãos.

Artesãos e microempreendedores em destaque

Realizada no Parque de Exposição de Cachoeiro, de 27 a 30 de julho, a 16ª Feira de Negócios também teve outros destaques. A exposição multissetorial contou com 62 expositores credenciados, entre artesãos, representantes da agroindústria e micro empreendedores individuais, que, juntos, movimentaram cerca de R$ 85 mil em vendas.

Capacitação

Durante o evento, mais de 495 pessoas participaram, presencialmente, das 13 palestras oferecidas durante a Feira, sobre diversos temas, como: gestão de vendas, autodesenvolvimento e carreira profissional, vendas por aplicativos, delivery, educação financeira e artesanato competitivo.

Público aprovou a realização do evento

A Ouvidoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim realizou uma pesquisa de opinião para medir a satisfação do público em relação ao evento.

Cerca de 92% dos entrevistados avaliaram positivamente a realização do evento. Enquanto a taxa de aprovação do 9º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon foi de 98%.

Foram ouvidas 217 pessoas, a partir dos 15 anos de idade, durante os quatro dias de evento.

A 16ª Feira de Negócios e Agroturismo foi uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Acisci, e contou com o apoio do Sebrae-ES e do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

“Tivemos mais uma bem-sucedida edição da Feira de Negócios, que facilitou acesso a capacitação profissional, cadastro para vagas de emprego, negociação de dívidas para consumidores, além de ser uma ótima vitrine para empreendedores do município”, destaca o prefeito Victor Coelho.