Edição especial

Balcão de Empregos vai à comunidade quilombola de Monte Alegre no sábado (13)

A ação será das 9h às 14h, na escola municipal da localidade
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizará uma edição especial do Balcão de Empregos, no sábado (13), Dia da Abolição da Escravatura. Para marcar essa data, de reflexão sobre a desigualdade racial, a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit) vai levar a ação à comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba.

Das 9h às 14h, na escola municipal da localidade, os moradores da região terão acesso a cadastro e encaminhamentos para vagas de trabalho, bem como aos serviços de emissão e renovação da carteira de identidade (RG).

De acordo com a Semcit, a ação se enquadra nas políticas públicas afirmativas, que buscam promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas do acesso a oportunidades.

“Nessa importante data, vamos levar à comunidade oportunidades de inserção no mercado de trabalho e facilitar o acesso aos serviços de identificação”, salienta a secretária de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Documentação para atendimentos

Embora a população de Monte Alegre seja o foco da ação, moradores de outras regiões do município também podem buscar os atendimentos oferecidos.

Para o cadastro para as vagas de emprego, os interessados deverão comparecer munidos do seu CPF. O atendimento será por ordem de chegada.

Já para a emissão e renovação do RG, serão liberadas 120 senhas. Os interessados deverão levar foto 3×4 (recente, de frente, sem óculos ou boné, com cabelos para trás e com fundo branco) e os originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento (para pessoas que nunca casaram) ou Certidão de Casamento (para pessoas que já casaram); CPF; e comprovante de residência.

Além disso, há documentos que podem ser incluídos no RG, e, para isso, também é necessário levá-los. São eles: cartão do SUS, CNH, CTPS, Título de eleitor, carteira profissional, certificado de reservista e tipo sanguíneo.

A Semcit ressalta que a primeira emissão do RG é gratuita para os desempregados, aqueles com renda até três salários mínimos comprovada, os que sofreram roubo ou furto (com a apresentação do boletim de ocorrência) e renovação de carteira provisória, desde que esteja dentro do prazo de 60 dias antes ou até 60 dias após a data de validade.