De janeiro a junho

Banco de Alimentos: 6 mil cestas para famílias e 40 toneladas para instituições

Entre as unidades entregues estão as cestas verdes, que contém alimentos naturais como frutas e verduras
Foto: Divulgação/PMCI

O Banco de Alimentos de Cachoeiro, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou, no primeiro semestre deste ano, a entrega de quase 6 mil cestas de alimentos a cerca de mil famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social.

Além disso, destinou cerca de 40 toneladas de alimentos para 25 Organizações da Sociedade Civil – centros de acolhimento de crianças, instituições de longa permanência para idosos, hospitais filantrópicos e outras – e equipamentos públicos, beneficiando, diariamente, mais de 12 mil pessoas.

Referência estadual na promoção de Segurança Alimentar e Nutricional, o local recebe produtos, principalmente, de doações espontâneas e, também, por meio de programas de compras governamentais de produtos da agricultura familiar, como os programas Alimenta Brasil (PAB) e Compra Direta de Alimentos (CDA).

“Esse é um trabalho que envolve diversas frentes, partindo da captação dos produtos até a distribuição para as famílias e entidades socioassistenciais. Com um trabalho incessante, nossas equipes atuam para atender àqueles que necessitam de um suporte para garantir uma alimentação adequada”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

“O Banco de Alimentos possui toda uma estrutura que é referência no estado, sendo o principal polo de recebimento, armazenamento e distribuição gratuita de alimentos da região Sul. É um equipamento público essencial para o combate à insegurança alimentar, que contribui para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham alimentos saudáveis e de qualidade em suas mesas”, ressalta o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Ampliação do Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos de Cachoeiro será modernizado e ganhará uma nova sede, no bairro Basileia. No novo espaço, que está em obras, contará com mais de 770 m² – três vezes maior que a unidade atual. No local, funcionarão uma padaria comunitária, área para produção de alimentos minimamente processados e setores administrativos.

Organizações atendidas

Associação de Proteção e Assistência às Condenadas; Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Cachoeiro de Itapemirim; Inspetoria Nossa Senhora da Penha; Agindo para Ser Feliz; Acolhimento Institucional Municipal “Aprisco Rei Davi”; Acolhimento Institucional Municipal “Recanto da Criança”; Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”; Cras dos Bairros Jardim Itapemirim, Alto União, Village da Luz, Zumbi, Aeroporto, Itaóca e Burarama; Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim; Hospital Infantil Francisco de Assis; Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim; Lares Adelson Rebello Moreira, João XXIII e Nina Arueira; Legião da Boa Vontade; Programa de Promoção e Assistência Social “Casa Verde”; Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim; Programa Nacional de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação; Centro POP; Serviço de Acolhimento para Adulto e Família no Vila Rica.