Banco de Alimentos combate desperdício e ajuda instituições sociais

São atendidas, por mês, 18 entidades socioassistenciais e 600 famílias

O Brasil e mais de 150 países celebram, nesta terça-feira (16), o Dia Mundial da Alimentação. Nesta data, alusiva à fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) – em atividade há mais de 70 anos –, são lembradas ações em prol da garantia da segurança alimentar e, consequentemente, da erradicação da fome.

Neste sentido, em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura conta com o Banco de Alimentos, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do qual arrecada gêneros alimentícios para complementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Somente neste ano, de janeiro até agora, cerca de 80 toneladas de alimentos que seriam descartados, inicialmente, foram distribuídos ao público-alvo desse equipamento. São atendidas, por mês, 18 entidades socioassistenciais e, também, 600 famílias referenciadas pelas politicas de assistência social básica e especial.

Uma das instituições contempladas é o Lar Adelson Rebello Moreira, que fica no bairro Village da Luz  e atende, hoje, 40 idosos.

“As doações do Banco de Alimentos nos representam uma economia mensal de aproximadamente R$ 1,5 mil, valor que é revertido em outros benefícios. Graças aos alimentos repassados, todos de ótima qualidade, conseguimos estabelecer uma dieta balanceada para o nosso público. Só temos de agradecer à prefeitura”, comenta Cintia Melo, que atua na entidade.

Outra instituição mantida pelo equipamento da Semdes é a Casa de Passagem Santa Teresa de Calcutá, projeto da Cáritas Diocesana que funciona no bairro Independência.

“Os itens doados pelo Banco de Alimentos são vitais, pois colaboram para proporcionarmos uma alimentação de qualidade e saudável, rica em nutrientes, tanto para os 20 leitos disponíveis em nossa entidade, como para outras pessoas que vêm de fora e precisam se alimentar”, ressalta Ariane Corrêa, representante da Casa.

Combate ao desperdício de alimentos

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Márcia Bezerra, destaca a importância do Banco de Alimentos. “O Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para demonstrar nosso compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, de alcançar a meta de erradicar a fome até 2030”, complementa.

Também de acordo com ela, o equipamento cumpre o papel de combater o desperdício de alimentos. “Empresários locais do ramo que tenham o interesse de doar alimentos sem valor comercial, mas ainda em boas condições de consumo, podem acionar a coordenação do Banco de Alimentos, que a equipe buscará a doação no seu estabelecimento”, finaliza a secretária. O telefone para contato é (28) 3521-9114.