Banda marcial da Guarda Mirim estreará na Festa de Cachoeiro

Grupo estará no desfile cívico e também fará outras apresentações durante os festejos

Desenvolvido pela Secretaria Municipal e Trânsito (Semset), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), o projeto Guarda Mirim agora conta com uma banda marcial. Ela é formada por crianças e adolescentes que participam das aulas de música instrumental oferecidas, gratuitamente, por meio da iniciativa.

São estudantes de escolas municipais de Cachoeiro, do 2º ao 7º ano do ensino fundamental, que estão tendo a oportunidade de aprender a tocar diversos instrumentos, como bumbo, tarol, escaletas, pandeirola, pratos, corneta e pífaro.

As aulas são realizadas no contraturno escolar dos alunos, na Ilha da Luz, onde fica a base da GCM, e são ministradas pelo experiente sargento Saulo Rodrigues, da Polícia Militar.

Elas foram integradas às ações da Guarda Mirim – que já oferece uma série de atividades esportivas, culturais e de cidadania – por contribuírem para o desenvolvimento cognitivo, disciplinar e cultural dos participantes, promovendo a prevenção à violência, princípios do projeto.

Embora o grupo tenha se formado há pouco tempo, ele já se prepara para a sua primeira apresentação ao público, que será em um momento especial para a cidade. “Estamos trabalhando para fazer bonito no desfile cívico da Festa de Cachoeiro, neste mês. E não deve ser a única apresentação da banda durante os festejos”, revela a coordenadora do projeto Guarda Mirim, a guarda civil municipal, Edinete Mendes.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Júnior, salienta a relevância do projeto, que é um esforço de prevenção primária, na perspectiva da segurança pública.

“As oficinas da Guarda Mirim proporcionam, à criança e ao adolescente, o contato com diversas informações bastante úteis para a formação deles como cidadãos. As aulas de iniciação musical, além de todos os benefícios para os estudantes participantes, estão oportunizando a criação dessa banda marcial, que vai abrilhantar, ainda mais, o desfile cívico da festa da nossa cidade”, disse.

Como participar

Estuantes interessados em participar das oficinas oferecidas pela Guarda Mirim deve procurar a sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na rua Jubert Alves Ayub, na Ilha da Luz, para se inscrever no projeto. O cadastro pode ser feito pelo próprio candidato ou pelo responsável legal.

Para isso, é necessária a apresentação de cópias do RG do responsável, certidão de nascimento, comprovante de residência (luz, água ou telefone) e duas fotos 3×4. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 16h.