Lojas atingidas

Bazar Solidário alcança R$ 450 mil em vendas

Os lojistas participantes do Bazar Solidário, realizado de quinta-feira (6) a sábado (8), no Pavilhão da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, faturaram R$ 450 mil. Durante o evento, que contou com apoio logístico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), foram vendidos produtos recuperados pelos comerciantes atingidos pela enchente de 25 de janeiro, com preços reduzidos.

No total, 46 estabelecimentos participaram do evento, comercializando roupas, calçados e acessórios. Há casos de lojas que faturaram mais de R$ 30 mil nos três dias de bazar, e um estabelecimento alcançou R$ 51 mil.

“O evento foi muito positivo e com uma organização muito boa, considerando que foi elaborado muito rapidamente. Ainda estamos tentando retomar a nossa produção, mas o resultado alcançado já nos dá um pouco de fôlego”, afirma Carlos Alberto Venial Prucoli, proprietário de uma fábrica e de uma loja de roupas que vendeu 2,6 mil peças no bazar.

Outro ponto positivo é que, de acordo com a Semdec, 80% das compras foram realizadas em dinheiro. Além disso, a praça de alimentação contou com seis food trucks, e parte da renda, junto às doações de mantimentos arrecadados na ocasião, serão revertidos para a associação beneficente Rochativa.

“O saldo do Bazar Solidário, uma iniciativa das empreendedoras Larissa Patrão e Bruna Guio, foi altamente positivo tanto no aspecto social, quanto no econômico. Muitos comerciantes conseguiram uma recuperação das perdas, e alguns nem mais precisarão de empréstimos. Estamos felizes que os comerciantes estejam voltando a ter esperanças, e o nosso objetivo é sempre somar esforços com a iniciativa privada para desenvolver ações de impacto como essa”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

O Bazar Solidário também contou com o apoio da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), do Sicoob e da Unimed Sul Capixaba.