Qualificação

Beneficiários do Acessuas Trabalho participam de cursos profissionalizantes

Nesta terça (9), beneficiários do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), em Cachoeiro, começaram a participar de dois cursos profissionalizantes gratuitos.

Frutos de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), as formações estão sendo ofertadas e conduzidas pelo programa estadual Qualificar ES.

Ao todo, 30 participantes do Acessuas estão sendo contemplados. Quinze receberão aulas do curso de maquiador e outros 15 participarão do de cuidador de idosos. As formações estão sendo realizadas no bairro Zumbi, na comunidade São José Operário (Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Maria). Para as aulas, todos os protocolos sanitários necessários para prevenção ao novo coronavírus estão sendo adotados, como o espaçamento entre os alunos, uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos.

Nos cursos, os alunos têm atividades teóricas e práticas. As aulas serão realizadas por dois meses, com a carga horária de 120 horas. Ao fim das formações, todos os participantes serão certificados.

De acordo com a equipe do Acessuas, que foi responsável por fazer o encaminhamento dos interessados pelos cursos, o número de participantes teve de ser reduzido, devido à pandemia de Covid-19. Contudo, a intenção é que, posteriormente, mais cursos sejam ofertados, possibilitando que outras pessoas possam participar.

“O Acessuas realiza um trabalho de orientação profissional, com palestras e oficinas. Já o Qualificar ES é um programa estadual que disponibiliza cursos profissionalizantes. Por isso, a integração dessas duas iniciativas amplia as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Com certeza, essa é uma parceria que trará resultados muito positivos para todos os participantes”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Programa Acessuas Trabalho

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

O programa é voltado para quem tem de 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais.

Podem acessar o Acessuas pessoas com deficiência; jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos; famílias com presença de trabalho infantil, com pessoas em situação de privação de liberdade e com crianças em situação de acolhimento provisório; população em situação de rua;i  indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas; egressos do sistema penal; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas retiradas do trabalho escravo; mulheres vítimas de violência; adolescentes vítimas de exploração sexual; público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTT; entre outros.

Para saber mais informações sobre o Acessuas Trabalho em Cachoeiro, os interessados podem entrar em contato pelo número (28) 3522-5372 ou pelo e-mail: semdes.acessuas@cachoeiro.es.gov.br, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.