Incentivo à leitura

Biblioteca Municipal comemora 75 anos com atividades culturais

Projeto Pé de Livros é uma das ações da programação, que também é alusiva ao Dia do Livro
Foto: Márcia Leal

A Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, que funciona na Casa da Memória, no Centro de Cachoeiro, está comemorando seus 75 anos com uma ampla programação cultural, que tem continuidade neste fim de semana.

Nesta sexta (25), a partir das 9h, o espaço receberá contação de história sobre a Charola de São Sebastião de Burarama (manifestação cultural forte no distrito) e apresentações de teatro lambe-lambe (de miniaturas) sobre meio ambiente e amizade. Ambos são projetos da artista Claudia Ferreira, patrocinados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via Funcultura.

Às 9h30, o projeto “Aquarela Natural: uma maneira sustentável de colorir a vida” apresentará a pesquisa sobre pigmentos de tintas orgânicas, de variados materiais naturais, como terras, leguminosas e carvão, utilizadas para confeccionar uma revista em quadrinhos, que será distribuída para o público presente.

No sábado (26), a atração é o encontro dos membros da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) para os Jogos Poéticos da Primavera Cachoeirense, em comemoração ao Dia do Livro (29 de outubro), às 14h.

Campanha de doação de livros

A programação continuará na terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, a partir das 9h, com o lançamento da campanha “Doe uma história nesse Natal e mude a história de uma criança”. O objetivo é arrecadar livros novos que serão dados, como presente de Natal, para as crianças e adolescentes das unidades de acolhimento institucional de Cachoeiro. A Biblioteca Municipal receberá livros doados até o dia 23 de dezembro.

No mesmo dia, haverá homenagem a ex-servidoras da biblioteca (9h30), inauguração do Jardim Marly de Oliveira (10h) e roda de conversa com o editor Fernando Carvalho Gomes e as escritoras Regina Herkenhoff Coelho e Valquíria Volpato. Para as 19h, mas na escola Maple Bear, está marcada a Sessão Solene da Academia Cachoeirense de Letras.

Já na quarta-feira (30), haverá, às 14h, o encontro de Bibliotecários com Ana Maria da Silva Bichara, com o tema “Biblioteca Transformadora”. A convidada, além de bibliotecária, é cientista social, diretora da Biblioteca Pública do Estado e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo.

A agenda de comemoração será finalizada no dia 31, às 14h, com mais uma apresentação do projeto Pé de Livros, que, desta vez, terá o acompanhamento do projeto “A Arte que Descobre Talentos e Integra a Vida”.

Atividades desde o início de outubro

As ações de celebração foram iniciadas neste mês com visitas do projeto Pé de Livros, de incentivo à leitura e mobilização para Bienal Rubem Braga 2020, a bibliotecas da cidade.

Também faz parte da programação a exposição do projeto Cabide de Letras, de Mirian Moschen, em cartaz durante todo este mês na Biblioteca Municipal. Na mostra, o público pode conferir frases literárias em telas flexíveis penduradas em cabides.

“Organizamos uma série de atividades para comemorar aniversário da Biblioteca e, também, o Dia do Livro, buscando enfatizar a importância da leitura e incentivar o hábito de ler. Convidamos os cachoeirenses e visitantes a prestigiarem essas ações”, pontua o subsecretário de Cultura do município, Lucimar Costa.