Campanha de doações

Biblioteca Pública Municipal arrecada livros para recompor acervo

Quase metade do acervo ficou destruída na enchente; pedido de doações é para obras literárias
Foto: Divulgação/PMCI

A Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” está arrecadando livros para recompor seu acervo, afetado pela enchente do dia 25 de janeiro em Cachoeiro. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa da Memória (rua 25 de Março, Centro – ao lado do Guimarães Rosa), prédio onde está instalada a biblioteca.

A estimativa da coordenação da biblioteca, que completou 75 anos em 2019, é de que quase a metade dos 15 mil livros do acervo tenha sido perdida com a inundação. Móveis e equipamentos também tiveram avarias e, diante da situação, o espaço ainda não voltou a realizar empréstimos.

O pedido é para que sejam doadas obras de literatura, de qualquer gênero, tanto para adultos, quanto infantojuvenis. “Muita gente chega até nós com livros didáticos, mas o foco principal da biblioteca é oferecer opções de obras literárias para a população”, ressalta a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Marcela Amistá.

“A Biblioteca Pública Municipal é de fundamental importância para a formação de leitores em Cachoeiro, e o prédio da Casa da Memória foi reformado recentemente. Infelizmente, apesar de todos os nossos esforços, a enchente foi muito maior do que poderíamos esperar e destruiu boa parte do acervo. A campanha de doação é uma das nossas ações para recuperar esse importante centro cultural”, completa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Mais três bibliotecas na cidade

A Prefeitura de Cachoeiro mantém outras três bibliotecas públicas no município: a Biblioteca “Roney Argeu Moraes”, na Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio” (Ruy Pinto Bandeira), a biblioteca setorial do distrito de Itaoca e a biblioteca comunitária do Paraíso (praça João Fardim), que é mantida em parceria com a associação de moradores do bairro.

Todas elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para conseguir empréstimos de livros, é preciso se cadastrar presencialmente utilizando documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Menores de idade podem substituir os dois primeiros documentos por certidão de nascimento.