Doados por artistas

Bibliotecas públicas de Cachoeiro recebem produtos culturais da Lei Aldir Blanc

Entre os itens doados por artistas estão 160 exemplares de livro infantil
Foto: Ana Gabriela Fonseca

Artistas de Cachoeiro doaram a bibliotecas públicas do município produtos culturais que desenvolveram com apoio da Lei Aldir Blanc, que concede auxílio emergencial a trabalhadores do setor de cultura na pandemia.

Ana Gabriela Fonseca, criadora do projeto “Educação ambiental na biblioteca”, doou, ao todo, 160 exemplares do livro infantil “Histórias contadas e encaixadas” para a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, Biblioteca Distrital “Professor José de Barros Silva”, Biblioteca Pública Municipal “Roney Argeu Moraes” e Biblioteca Comunitária “Beatriz de Oliveira Santos”.

A obra tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente, mas também versa sobre a importância da amizade.

Também responsável pelo projeto “Vamos contar histórias?”, Ana Gabriela ainda doou 14 fantoches de espuma para as mesmas bibliotecas, para que sejam usados em atividades de contação de histórias.

As quatro bibliotecas também foram contempladas com a doação de 200 exemplares da revista em quadrinhos “Galera do professor Kinsina”, do artista Gabriel Pontes.

O gibi fala sobre tolerância na sala de aula, ao contar a história de Bomby, uma bombinha que explode quando fica muito nervosa com os amigos. Durante a histórias, os amigos se unem com diretores e professores para ajudar Bomby a controlar a própria raiva e parar de explodir, tudo com uma linguagem simples e infantil.

A Biblioteca Municipal “Walter Major dos Santos Paiva”, que fica na Casa da Memória, Centro, ainda recebeu a doação de uma escultura da boneca Emília, uma das mais conhecidas personagens da obra do escritor Monteiro Lobato. Produzida pela artista Cláudia Ferreira,a peça tem 1,80 m de altura.

“A Lei Aldir Blanc foi uma conquista histórica para o setor cultural. É uma via de mão dupla, em que agentes culturais e sociedade saem ganhando”, salienta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.