Antônio Torres

Bienal Rubem Braga abriu programação on-line com participação de escritor renomado

Transmissão inaugural teve participação do escritor Antônio Torres, da Academia Brasileira de Letras
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro iniciou, na noite da última terça-feira (24), a programação on-line da 8ª Bienal Rubem Rubem Braga, com a primeira mesa literária da edição de 2022, que foi pautada pelo tema geral do evento: “Literatura e as narrativas de vida: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”.

A atração foi transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro no YouTube, diretamente do auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), onde foi montada uma estrutura para realização das videoconferências.

Presentes, na solenidade de abertura das transmissões, acompanhados de outras autoridades, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, destacaram a importância do tema deste ano da Bienal Rubem Braga.

“A Bienal de 2022 foi preparada com muita carinho, com um tema de grande relevância para a sociedade. Devido às proporções do evento, seu planejamento é realizado com muitos meses de antecedência. Nesse sentido, o formato híbrido foi a opção por conta do cenário de incertezas imposto pela pandemia de Covid-19. Devido a isso, para que não houvesse risco de um novo cancelamento, optamos por uma programação pautada por atividades presenciais e on-line, que virou uma tendência em outras feiras literárias, pois permite que pessoas do mundo inteiro participem e acompanhem as atrações”, destacou o prefeito.

“As reflexões propostas pela 8ª edição da bienal perpassam por temas que pensam e repensam a vida. Reflexões que clamam por cuidados urgentes com a nossa casa comum, o planeta. Que essa Bienal plante, mais uma vez, sementes da literatura na infância e juventude desse nosso país, como instrumento imprescindível na construção de um futuro inteligente”, destacou a secretária.

“Ficamos muito felizes, pois em Cachoeiro, nós vivemos uma fase de muita riqueza cultural. A Bienal é como uma nascente de água no meio de um deserto, é um movimento maravilhoso, pois agrega crianças, jovens e idosos em torno da cultura e da literatura”, afirmou Marilene Depes, presidente da Academia Cachoeirense de Letras.

Com a participação do escritor Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupante da cadeira fundada por Machado de Assis, a primeira mesa da Bienal aconteceu logo após a solenidade de abertura.

“É uma grande alegria estar em Cachoeiro de Itapemirim, ainda que virtualmente. Espero ter, um dia, o privilégio de ir a essa cidade, que presenteou o Brasil com grandes nomes da literatura nacional, como Rubem Braga”, comentou Torres, que conheceu Braga na década de 1960.

A conversa, mediada pela escritora cachoeirense Paula Garruth, teve como foco destacar a literatura como forma de diálogo e protesto frente às questões ambientais na sociedade pós-moderna.

“O tema da ecologia está impregnado em tudo. As grandes enchentes na Amazônia, os ciclones no sul do país, as grandes secas. O que está havendo? A resposta é simples: desequilíbrio ecológico. Eu acredito que a literatura busca ser uma casa comum, pois procura uma causa comum e nela se entrelaça o bem-estar da humanidade”, comentou o escritor, famoso por sua trilogia de livros “Essa terra”, “O cachorro e o lobo” e “Pelo fundo da agulha”.

Programação da 8ª Bienal Rubem Braga

A edição 2022 da Bienal Rubem Braga segue até o próximo domingo (29), com atividades on-line e presenciais. No canal oficial da Semcult, no YouTube (youtube.com/semcultcachoeiro), o público pode acompanhar as transmissões ao vivo e, também, conferir, posteriormente, as gravações das atividades remotas.

Além das mesas de debates e de lançamento de livros, a programação conta, ainda, com atividades em escolas; exposições em centros culturais; city tour dedicado ao cronista e uma feira de artesanato. Confira a programação completa do evento no site www.cachoeiro.es.gov.br.