Direito do consumidor

Black Friday: Procon realiza fiscalização contra propaganda enganosa

Órgão está monitorando preços para verificar aplicação de descontos na data
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, a equipe de fiscalização do Procon visita pontos comerciais, nesta semana, visando coibir propagandas enganosas relacionadas, principalmente, à Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (27).

A data é marcada pela promessa de grandes descontos em produtos. Por isso, para verificar se os estabelecimentos praticarão, de fato, ofertas vantajosas no dia da promoção, o órgão de defesa do consumidor tem monitorado os preços dos itens mais procurados.

Apesar desse trabalho, o órgão adverte que o consumidor interessado em aproveitar as ofertas também fique atento ao comportamento dos preços, nos dias que antecedem a data, para que tenha certeza de que o produto que deseja comprar estará com preço promocional ou não. Caso haja incoerência, a orientação é que seja feita uma denúncia.

“A fiscalização é um trabalho contínuo do Procon e, em datas como essa, nossa atenção é redobrada, justamente, para que o consumidor não seja lesado. No entanto, insistimos que os consumidores também façam sua parte, com a pesquisa de preços antecipada. É uma forma de garantir a compra pelo melhor preço e de identificar publicidade enganosa, que deve ser denunciada”, explica o coordenador do Procon de Cachoeiro, Osvaldo de Souza.

O Procon Cachoeiro pode ser acionado pelo telefone 3155-5262 ou, presencialmente, na rua Bernardo Horta, 210, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Confira as dicas do Procon para as compras na Black Friday.