Blocos que desfilaram no Carnaval de Cachoeiro são homenageados

Representantes das agremiações receberam troféus pela participação no evento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) homenageou as agremiações carnavalescas Vem quem quer e Independentes do Aquidabã, ambas do bairro Aquidaban, que participaram do desfile ocorrido no último dia 4 de março, dentro da programação do Carnaval da cidade. A cerimônia, com direito a entrega de troféus pela participação, aconteceu nesta terça (19), no Palácio Bernadino Monteiro.

Participaram da solenidade, o prefeito do município, Victor Coelho, representantes da Semcult e dos blocos carnavalescos. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, explicou as dificuldades superadas para que o desfile fosse retomado e agradeceu o empenho das agremiações.

“Agrademos a parceria. Foi feito um desfile lindo, com muito capricho. Por isso, em nome do município, fica nossa gratidão, por trazer de volta essa tradição tão importante para o carnaval na cidade. Esperamos que em 2020 o exemplo deles reverbere e a gente consiga trazer todas agremiações ativas no município. Esse resgate, dos bons tempos dos carnavais cachoeirenses, é relevante para perpetuar a festa e essa é uma forma de agradecimento à generosidade e o esforço deles, de resgatar isso conosco”, ressaltou a secretária.

Dionísio Pereira Neto, presidente da Vem quem quer, falou da alegria de fazer parte, novamente, do Carnaval de Cachoeiro. “Estamos muito felizes. Foi uma festa bonita e cheia de paz, e era isso que queríamos. Por isso, obrigado à prefeitura por retomar o desfile, pois não podemos deixar essa cultura morrer”, declarou.

“Valeu muito a pena voltar a colocar o bloco na rua. Eu sou apaixonada por carnaval e agradeço à prefeitura pelo resgate, pela oportunidade. Que no próximo ano, venham outras agremiações para estarem embelezando o Carnaval de Cachoeiro”, reforçou Rosana Ferreira, presidente do Independentes do Aquidabã.

O prefeito Victor Coelho também destacou o brilho que os blocos trouxeram para o Carnaval da cidade e a volta da traição dos desfiles. “Promover o desfile, novamente, nos deixou muito felizes, porque o tema deste ano foi ‘Os bons tempos voltaram’, e acredito que seja o início de uma retomada. O resgate dos bonecões e a participação dos blocos, casou com a ideia. Foi um sucesso”, declarou.

No desfile, os enredos “Mãe Natureza” e “História de Pescador – acredite se quiser” foram desenvolvidos, respectivamente, pelo Vem quem quer e pelo Independentes do Aquidabã. Os blocos foram selecionados via edital de chamamento público e encantaram o público, que também pôde apreciar uma variada agenda promovida pela prefeitura, que buscou fazer uma festa voltada para as famílias e com resgate de tradições.