Participação popular

BNH recebe oficina comunitária do Plano de Educação Ambiental na quarta (8)

Oficinas têm colhido contribuições da população para a preparação do plano
Foto: Márcia Leal/PMCI

Moradores de quatorze bairros e uma localidade de Cachoeiro podem participar, na quarta-feira (8), da sexta oficina comunitária dedicada à elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental (PlanEA-CI).

Será às 9h, no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no BNH, para quem mora no Aeroporto, Marbrasa, BNH, Caiçara, IBC, Santa Teresa, Alto Monte Cristo, Jardim Itapemirim, São Lucas, São Francisco de Assis, Parque Laranjeiras, Central Parque, Elpídio Volpini (Valão), Gilson Carone e Coramara.

O objetivo da ação é colher, junto às comunidades, informações sobre as potencialidades das regiões e o que precisa melhorar, nos seguintes eixos: recursos naturais; saneamento e resíduos; proteção e bem-estar animal; controle ambiental; cidadania e comunidade e gestão ambiental no campo.

As oficinas começaram no fim de abril e já foram realizadas na localidade de Tijuca (para moradores de Tijuca, Safra, União e Fazenda Retiro); no distrito de Pacotuba (para moradores de Burarama, Monte Alegre, Coutinho, Banca de Areia, Pacotuba e região); no bairro Coronel Borges (abrangendo, também, moradores de Gruta, Itabira, Urtiga, São Luiz Gonzaga e Poço Dantas);no distrito de Itaoca (com a participação de representantes de São Vicente, Itaoca, Gironda e Soturno) e no Cecapeb, em Morro Grande (para os moradores de Córrego dos Monos, Moitão, São Joaquim, Santa Fé e São Brás).

Além das oficinas, serão realizadas duas audiências públicas relativas ao plano. A primeira está prevista para setembro deste ano. Já a segunda acontecerá em março de 2023. A implementação do PlanEA-CI é coordenada pelo Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental (formado por servidores das secretarias de Meio Ambiente e de Educação). Foi designada pela lei municipal 7.744/2019 e regulamentada pelo decreto 29.579.

Próximas oficinas

Data: 08/06/2022 (quarta-feira)

– Aeroporto, Marbrasa, BNH, Caiçara, IBC, Santa Teresa, Alto Monte Cristo, Jardim Itapemirim, São Lucas, São Francisco, Parque Laranjeiras, Central Parque, Valão, Gilson Carone e Coramara

Local: Auditório da Paróquia Nossa Senhora da Penha, BNH