Notícias

Segue até sábado (28)

Boas expectativas marcam abertura da Feira de Negócios de Cachoeiro

Organizadores e expositores manifestaram otimismo na abertura do evento, na noite desta quarta (25)
Foto: Marcia Leal/PMCI

A 15ª Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio e do Empreendedor de Cachoeiro de Itapemirim foi aberta, oficialmente, na noite desta quarta-feira (25). O evento seguirá até sábado (28), no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, com entrada franca.

A feira conta com uma programação diversa e gratuita, com ações de apoio a segmentos econômicos e atividades de formação profissional. Os estandes dos expositores podem ser visitados, todos os dias, das 15h às 21h. São negócios dos ramos de comércio, indústria, serviço, construção civil, produção rural, artesanato, dentre outros.

Na solenidade de abertura, representantes das organizações realizadoras e apoiadoras do evento destacaram a importância da realização da edição de 2021 no contexto de recuperação da economia, duramente, afetada pela pandemia.  

“O tema da Feira de Negócios deste ano, expressa, realmente, o que estamos sentindo: alegria pelo reencontro. Ainda longe dos padrões ideais, mas estamos muito felizes por estar, aos poucos, voltando ao normal. Estamos gratos pela oportunidade de estar aqui, com pessoas que acreditaram neste projeto, que visa ajudar na retomada da economia, especialmente, em setores que foram gravemente afetados”, disse o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.  

“Meu coração está cheio de gratidão. Este é momento de recomeço e só é possível vivê-lo com parceiros que acreditem nisso. Aos expositores, nós desejamos boas conquistas, que eles consigam reconstruir e seguir em frente, confiando que as coisas estão começando a melhorar”, afirmou o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro, Ruberval Rocha.  

Alberto Farias Gavini Filho, diretor presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), ressaltou que eventos como a Feira de Negócios ajudam a impulsionar esse segmento.

“Esta é uma ação importante na retomada das atividades dos micros e pequenos negócios, setor que contribui muito para girar a economia. Estamos muito felizes por voltarmos a nos reunir, aos poucos, mas focados em alavancar, ainda mais, a economia de todos os municípios do Espírito Santo”, disse.

“É um novo desafio, que precisa de um trabalho em conjunto para dar certo. Ficamos felizes de ver os empreendedores, aqui, para vender e gerar negócios e, assim, ajudar no crescimento da economia. Além disso, com esse crescimento, cresce, também, a empregabilidade e é isso que queremos: gerar renda e emprego”, afirmou o representante do Sebrae-ES, Ivair Segheto.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, enfatizou que 2021 é um ano crucial para recuperação das atividades econômicas.

“Cachoeiro enfrentou um desafio tremendo em 2020, com a enchente, e, logo depois, veio a pandemia, que ainda estamos enfrentando. Por isso, esse evento é um sopro de esperança, de que estamos seguindo em frente. O setor comercial é um dos mais importantes de uma sociedade e é fundamental que ele esteja saudável e tenha mecanismos e ferramentas para evoluir. Cachoeiro tem investido muito nisso e esperamos que, nesta feira, muitos negócios possam ter boas conquistas e que o município colha os bons frutos”, disse.

Expositores têm boas expectativas

Os expositores da Feira de Negócios também manifestaram otimismo na abertura do evento.

“Esta feira é uma vitrine. Aqui, vamos poder apresentar nossos produtos e, assim, esperamos ampliar nossa rede de clientes. Estamos confiantes de que o evento vai agregar muito na retomada de crescimento dos negócios”, disse Rafael Morgado, representante de uma marca de móveis.

O evento também é boa oportunidade para marcas novas no mercado. “É o primeiro evento de que participo em Cachoeiro e estamos animados. Esperamos que haja um bom público e que possamos expandir o número de pessoas que conhecem e consomem o nosso produto”, afirmou Eduardo Vetorazzi, representante de uma empresa de café.  

Muitos expositores buscam, ainda, ampliar sua rede de contatos e trocar experiências com outros negócios participantes.  

“Primeiramente, esperamos adquirir conhecimento. Aqui, é um bom local para aprendermos com outros setores algo que pode ajudar no nosso negócio. Depois, logicamente, queremos ampliar nossa rede de clientes e fechar boas vendas. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, frisa Thayan Machado, representante de uma concessionária de motos.

A 15ª Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio e do Empreendedor é uma parceria entre Prefeitura de Cachoeiro, Acisci, Sebrae-ES e Aderes.

Programação:

Atividades dos expositores: 25 a 28/08, das 15h às 21h

Desfile Moda Solidária, Beleza Brasileira: 28/08, 18h

Balcão de Empregos: 25 a 28/08, das 9h às 18h

8º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon: 25 a 27/08, das 9h às 16h
Empresas participantes: EDP, BRK Ambiental, Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Oi, Vivo, Claro, Crefisa e Itaú.
Senhas diárias: 417

Palestras: 25 a 27/08
Inscrições: encurtador.com.br/gyIY1
Vagas: 30 para Auditório Central e 40 para Arena de Negócios e Inovação

Programação das palestras:

26/08 – 14h às 16h – Seminário “A importância do delivery em seu negócio (SEBRAE)” – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

26/08 – 16h às 17h – Palestra “Facebook – de Rede a Máquinas de Vendas” (SEBRAE) – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

26/08 – 17h às 18h – Palestra “O poder transformador da Mulher na sociedade”, com a mediadora Cintia Matos e a participação de Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do grupo Mulheres do Brasil (ACISCI) – AUDITÓRIO CENTRAL

26/08 – 18h às 19h – “Educação Financeira”, com JORGE RAFAEL SANTOS, SICRED (ACISCI) – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

26/08 – 19h – Palestra “Novas tendências de negócios e skills mais procurados pelas empresas”, com Luiz Otávio Padilha – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

26/08 – 20h às 21h – “Caminhos para o empoderamento feminino”, com Camila Dalla Brandão – Diretora Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória – CDV (SEMDEC) – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

27/08 – 14h às 15h – Palestra_”Whatsapp Business _ Vendas na Palma da Sua Mão (SEBRAE)” – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

27/08 – 15h às 17h – Palestra Artesanato Competitivo (SEBRAE) – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

27/08 – 17h às 18h – Palestra “Seja o profissional que o Mercado de Trabalho deseja”, com Rodrigo Ribeiro – Psicólogo Clínico e Organizacional (ACISCI) – AUDITÓRIO CENTRAL

27/08 – 18h às 19h – “PNL x Vendas, entendendo o cliente: como pensa, sente e se comporta”, com Simone Castanheira Passos (ACISCI) – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

27/08 – 20h às 21h – Palestra “Gestão estratégica de negócios: como planejar para desenvolver negócios”, com Rômulo Borges (ACISCI) – ARENA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO