Alimentação saudável

Boas práticas de alimentação é tema de curso para espaços de atendimento social

Atividades são voltadas para servidores da Semdes e famílias atendidas pelos Cras
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro iniciou, nessa semana, uma série de atividades de capacitação sobre alimentação saudável e consciente. A ação é direcionada a servidores que atuam em equipamentos de atendimento da secretaria e a famílias atendidas.

Para os servidores do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), Aprisco Rei Davi e Recanto das Crianças, o curso acontece no auditório da Semdes, na Ilha da Luz. Os servidores foram divididos em turmas, com aulas à tarde, nesta quarta (1) e quinta-feira (2).

Na quarta-feira que vem (8), participarão das atividades os servidores da Central de Benefícios, dos dois Conselhos Tutelares, Creas, Banco de Alimentos, Almoxarifados e Sede Administrativa.

Os temas abordados são boas práticas e alimentação saudável, com dicas e orientações para produção dos alimentos de forma segura. A qualificação também auxilia os servidores para que consigam criar uma otimização dos alimentos, beneficiando os atendidos, além de agregar conhecimento sobre o assunto.

“Principalmente durante a pandemia, é importante ter cuidado com o modo de preparo e armazenamento dos alimentos e, também, orientar sobre uma alimentação mais saudável, tema essencial para as pessoas que manipulam alimentos para os acolhidos dos abrigos”, afirma Eliara Ataíde Souza, nutricionista responsável pela capacitação.

Elizabete da Mata Almeida, auxiliar de cozinha do Recanto da Criança, considera o assunto muito útil para agregar conhecimento e novas maneiras de preparar as refeições. “Vamos aproveitar melhor cada alimento, principalmente neste momento em que estamos vivendo. É um curso muito importante”, ressalta.

“Eu fiz questão de participar também, junto com os servidores que manipulam os alimentos, para entender melhor como é a rotina da segurança alimentar dentro do nosso município. É um assunto necessário”, frisa Fernando Spolador, gerente do Aprisco Rei Davi.

Famílias dos Cras

Nas semanas seguintes do mês de setembro, a partir do dia 9, as atividades serão direcionadas às famílias atendidas pelos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cachoeiro. O intuito é estimular uma cultura de alimentação saudável e dar dicas de boas práticas.

“Essa capitação é essencial para que as cozinhas das nossas intituições trabalhem da mesma maneira. Vamos nivelar o conhecimento, para ter a mesma preocupação com higienização e produção dos alimentos, que são consumidos pelos acolhidos. O incentivo a essas práticas por parte das famílias em situação de vulnerabilidade se soma ao apoio oferecido com a oferta de alimento”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Capacitação dos servidores
Dias 1, 2 e 8 de setembro de 2021, no auditório da Semdes, na Ilha da Luz
De 14h às 14h50 – Boas Práticas
De 15h às 16h – Alimentação Saudável