Brincando, estudantes de Cachoeiro aprendem sobre segurança no trânsito

A escola Zilma Coelho Pinto recebeu as ações da Semurb nesta terça-feira (14)
Foto: Divulgação/PMCI

A equipe de Departamento de Educação de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) de Cachoeiro, realizou atividades educativas sobre segurança no trânsito para alunos da educação infantil da escola municipal Zilma Coelho Pinto, nesta terça-feira (14).

Os estudantes participaram de diversas brincadeiras sobre o tema, que foram divididas em duas etapas. Em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), os profissionais realizaram a “Transitolândia”, jogo que simula uma pista, montada sobre uma lona, com divisões, frases educativas, sinalizações e proibições no trânsito.

Os alunos circulavam na pista, onde era possível responder perguntas relacionadas ao tema e aprender sobre as placas de trânsito. De acordo com a equipe, o jogo estimula o conhecimento sobre o funcionamento do trânsito, abordando temas importantes, como faixa de pedestres, semáforos e cinto de segurança.

Já a segunda fase foi um simulado, onde os estudantes andavam pela quadra esportiva da escola com suas bicicletas, velocípedes ou patinetes e aprendiam sobre a mudança de cores das luzes do semáforo e o significado de cada uma.

“O principal intuito dessas atividades é iniciar o trabalho de segurança no trânsito com as crianças, para que no futuro sejam adultos que respeitem e sigam as regras, colaborando com o trânsito da cidade”, disse o gerente de educação de trânsito da Semurb, Paulo Bento.

As escolas de Cachoeiro interessadas em receber as atividades podem entrar em contato com a equipe, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, por meio do telefone (28) 3521-6245.