TodosJuntos

Cachoeirenses podem utilizar aplicativo para acionar Ouvidoria Municipal

Já foram atendidas mais de 250 solicitações por meio da ferramenta, lançada há pouco mais de um mês
Foto: Divulgação/PMCI

O aplicativo de celular “TodosJuntos”, da Ouvidoria Geral de Cachoeiro de Itapemirim, tem aproximado os cachoeirenses dos serviços municipais nesses dias de isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus. Já foram atendidas mais de 250 solicitações por meio da ferramenta, que foi lançada, há pouco mais de um mês, pela Prefeitura e desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci).

Por meio do app, que pode ser baixado gratuitamente, em qualquer smartphone, a população pode solicitar serviços e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e comentários relacionados às atividades da administração municipal.

O novo canal também pode ser usado para encaminhamento de denúncias relacionadas ao descumprimento de medidas estabelecidas paras as atividades econômicas do município no período da pandemia de covid-19. Os registros são encaminhados para a equipe de fiscalização, que realiza inspeções nos estabelecimentos indicados.

Outra ferramenta disponibilizada, no aplicativo, é a possibilidade de avaliar os serviços, com classificação de uma a cinco estrelas, para ajudar a administração municipal a identificar oportunidades de melhoria.

Como em uma rede social, os usuários do app ainda conseguem visualizar as solicitações de outros moradores, que podem receber curtidas (na opção “validar”), caso o conteúdo da manifestação seja de interesse de quem utiliza a ferramenta.

De acordo com a ouvidora geral de Cachoeiro, Thaynná Silveira, a implantação do serviço foi positiva nesse primeiro mês de funcionamento.

“A ideia do aplicativo é a de colocar, nas mãos do cidadão, serviços e informações que facilitem o seu dia. Tivemos uma adesão considerável – mais de 500 downloads – e, à medida que a população a utiliza, conscientiza-se da contribuição que pode dar como cidadão e se aproxima do poder público”, avalia.

Outros canais de contato com a Ouvidoria

Além do aplicativo, a Ouvidoria Geral pode ser contatada pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral; pelo e-mail ouvidoria@cacheiro.es.gov.br; e, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelos telefones 156 e (28) 98814-3357 (WhatsApp).