Programa Oportuni

Cachoeiro abre cadastro on-line para jovens em busca do 1º emprego

Primeiro cadastro foi realizado no lançamento do Oportuni, nesta quinta (26)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Já está disponível o cadastro on-line do programa Oportuni, que a Prefeitura de Cachoeiro lançou, nesta quinta-feira (26), com foco na inserção de jovens do município no mercado de trabalho.

Quem tem de 14 a 24 anos pode acessar o site www.cachoeiro.es.gov.br/oportuni e preencher um formulário para integrar o banco de dados do programa, que fará o encaminhamento dos cadastrados para oportunidades profissionais disponíveis.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a iniciativa se fundamenta na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que determina que as empresas, de médio a grande porte, devem ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro funcional – em trabalho ou estágio.

O lançamento oficial do Oportuni foi realizado na 15ª Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio e do Empreendedor de Cachoeiro.

“Esse programa é fundamental e resultado de um trabalho em equipe. Cachoeiro tem avançado na geração de oportunidades de emprego. Queremos fortalecer, ainda mais, as políticas públicas para isso. É uma grande iniciativa em favor da juventude e, também, do setor produtivo, uma vez que os jovens ganharão experiência no mercado, gerando mão de obra cada vez mais qualificada”, disse o prefeito Victor Coelho, durante a solenidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, destacou que o Oportuni é um marco para as políticas públicas dedicadas à juventude do município. “Trabalhamos muito por esse programa, que é uma inovação em Cachoeiro. Além de gerar emprego, vamos, também, melhorar a economia do nosso município. É um momento muito importante”, frisou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, durante a solenidade.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, lembrou que muitos jovens enfrentam dificuldades para conseguir o primeiro emprego. “Agora, através do programa, poderão entrar no mercado de trabalho. Já temos empresas que disponibilizaram vagas no sistema”, ressaltou.

Roberto de Araújo, de 19 anos, participou do cadastro simbólico de jovens feito durante a solenidade e aprovou o programa. “A plataforma é simples, preenchi todos os meus dados com facilidade. Acredito que muitas pessoas serão beneficiadas. Essa é a minha chance para conseguir o meu primeiro trabalho com carteira assinada”, afirmou.

Funcionamento

A Semdes ficará responsável pela organização e filtragem dos cadastros, para cruzá-los com as vagas de emprego ativas. Os jovens serão direcionados para as oportunidades disponíveis, de acordo com questões sociais, territoriais e exigências das empresas, priorizando o público em situação de vulnerabilidade econômica e social.

O programa conta com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no trabalho de captação de empresas parceiras, e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda), que desenvolveu o sistema para cadastro.