Produtos de agricultores

Cachoeiro abre chamada pública do programa Alimenta Brasil

Os alimentos serão destinados a entidades e famílias cadastradas pela Semdes

A Prefeitura de Cachoeiro vai comprar alimentos produzidos por agricultores familiares, por meio do programa federal Alimenta Brasil. O objetivo é destinar os itens adquiridos a entidades de assistência social cadastradas e famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Os produtores interessados em participar devem procurar a subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com sede à Rua Joubert Alves Ayub nº 48/50, Ilha da Luz. As inscrições estão sendo feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e seguem até 13 de abril.

O edital da chamada, com todas as informações sobre como e quem pode participar, está disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br/editais. O documento prevê a compra de 64 tipos de produtos.

Terão prioridade comunidades tradicionais, agricultoras familiares, agricultores familiares que produzam orgânicos ou agroecológicos, agricultores familiares que entregaram produtos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – plano operacional nº 3574/2020 – e agricultores do município. Depois, poderão ser contemplados, também, agricultores de fora do município não inseridos nos critérios listados acima.

Ao todo, será investido um montante de R$ 100 mil, sendo que cada produtor poderá entregar até R$ 5 mil em mercadorias.

“É uma ação de grande importância, pois nos ajuda a trabalhar a segurança alimentar nas entidades socioassistenciais e nas famílias em situação de vulnerabilidade social, além de movimentar a economia local, promovendo uma maior circulação de dinheiro e uma maior segurança econômica no campo”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marcia Bezerra.