Cachoeiro abre Semana de Trânsito com homenagens e ação educativa

Foram homenageados 25 motoristas, 20 motociclistas, 12 pedestres e cinco ciclistas
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) de Cachoeiro deu início, nesta segunda-feira (19), às ações da Semana Nacional de Trânsito no município.

A abertura oficial foi realizada no auditório do Sest/Senat, localizado no bairro Marbrasa, com a participação de autoridades e representantes do Tiro de Guerra.

Na ocasião, foram homenageados 25 motoristas, 20 motociclistas, 12 pedestres e cinco ciclistas que, de acordo com o departamento de Educação de Trânsito da Semurb, têm histórico de comportamento exemplar no trânsito e contribuem para torná-lo melhor.

Um dos homenageados foi Anderson Carlos Gonçalves, servidor dos Correios há 20 anos. Feliz pelo reconhecimento, o motociclista avalia que a educação no trânsito é fundamental para a segurança de todos. “Estou muito honrado com a homenagem e isso vai me incentivar a ser um motociclista ainda melhor”, afirma.

“Para que o trânsito funcione bem é necessária uma conscientização geral. Cada um de nós tem um papel importante para cumprir e, se todos tiverem esse pensamento, haverá mais segurança e respeito”, reforça o motorista homenageado Jodimar Eduardo de Oliveira.

Presente na ação, o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa, salientou a importância das campanhas de prevenção e conscientização.

“Todos sabemos que um trânsito seguro só é possível com a colaboração de todos. As nossas ações educativas são conduzidas com esse propósito, o de mobilização geral. Cachoeiro tem um fluxo de trânsito muito intenso e precisamos de mais consciência para ter segurança para todos”, completa.

Panfletagem

Na parte da tarde, a equipe do departamento de Educação de Trânsito percorreu os comércios e pontos de ônibus nos arredores da praça Jerônimo Monteiro, distribuindo materiais educativos alusivos à campanha.

Programação

As ações terão continuidade até o próximo dia 24. Na terça-feira (20), acontecerá uma palestra temática na Câmara Municipal, às 14h. A partir das 16h, as ações educativas serão realizadas na rua Brahim Seder e próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage (estação ferroviária).

Na quarta-feira (21), a escola Ipê receberá palestras e distribuição de materiais temáticos. As ações acontecerão às 8h30 e às 14h30. Já na quinta-feira (22), as atividades serão realizadas na escola Liceu Muniz Freire, às 10h.

No dia 23 de setembro, no Perim Center, às 14h, além de distribuição de materiais temáticos, haverá, também, ações de saúde, como: aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação. A atividade contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e de uma equipe do Sest/Senat.

No sábado (24), a ação educativa será feita nos arredores do Shopping Cachoeiro, às 10h.