Cachoeiro adere ao programa Cidade Empreendedora

Desburocratização e educação empreendedora são alguns dos eixos da iniciativa
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim implantará o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. A parceria foi oficializada, nesta quarta-feira (27), durante a 8ª Edição do Congresso Gestão das Cidades, em Vila Velha.

Com a adesão ao programa, Cachoeiro incentivará o empreendedorismo e terá como resultado a aceleração do processo de transformação econômica, com o apoio da gestão pública e, ainda, a geração de emprego e de renda.

“O Cidade Empreendedora é um estímulo ao desenvolvimento econômico do nosso município. O incentivo ao empreendedorismo tem sido uma das políticas de nossa gestão. O pacote de soluções que o programa apresenta permitirá a execução de ações efetivas na educação empreendedora, na capacitação dos empreendedores, na formalização e no incentivo à abertura de novos negócios”, frisa o prefeito Victor Coelho.

O programa tem como finalidade a transformação local por meio da introdução de políticas de desenvolvimento nos eixos de liderança, desburocratização e educação empreendedora. No município, as políticas de desenvolvimento serão trabalhadas em módulos que atuam desde o trabalho educacional com os jovens da rede municipal de ensino, com o programa Jovens Empreendedores, até ações internas na Prefeitura, que incluem oito secretarias, compras governamentais, ampliação dos serviços da Sala do Empreendedor, entre outras.

“O plano já é aplicado em outros municípios do país e nos auxiliará no alinhamento do diálogo entre a administração pública e os empreendedores. Com as políticas de desenvolvimento que serão trabalhadas em eixos como liderança, desburocratização e educação empreendedora, teremos a ampliação de serviços no auxílio aos empreendedores, com informações sobre legislação, consultorias e eliminação de burocracias, o que facilitará os processos de aberturas de empresas”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.