Notícias

Prevenção

Cachoeiro aplicou mais de 2 mil doses no Dia D de multivacinação

No ES, município foi o quarto em número de doses aplicadas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro aplicou 2.106 vacinas, no sábado (20), Dia D da campanha nacional de multivacinação. No Espírito Santo, foi o quarto município com mais doses aplicadas.

A ação promoveu a abertura de todas as unidades de saúde equipadas com salas de imunização e teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.

O resultado foi considerado positivo pela Prefeitura, mas, segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, o município segue em campanha e busca vacinar, principalmente, contra a poliomielite – uma doença que, há anos, não é registrada no Brasil, mas que corre o risco de voltar, devido à cobertura baixa em várias regiões.

“Precisamos imunizar 8.770 crianças de 0 a cinco anos contra essa doença, que pode causar paralisia permanente e, até mesmo, a morte. É importante manter as cadernetas em dia, pois é o meio mais eficaz de evitar esse mal”, lembra.

Além da vacina contra a pólio, no Dia D, foram disponibilizados os imunizantes contra gripe; Covid-19; hepatites A e B; pneumonia; meningite; rotavírus; febre amarela; varicela; HPV; meningite ACWY; meningite C para pessoas de 13 a 19 anos que não receberam a dose de reforço até 4 anos e 11 meses de idade; bem como doses de BCG; pentavalente; tríplice viral e tríplice bacteriana.

Dá tempo de colocar a caderneta em dia

Proteger é simples. Basta levar a criança ou o adolescente a uma das salas de imunização – veja lista abaixo – espalhadas pelo município, com CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Elas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Unidades com sala de vacinação

Policlínica Municipal Bolívar de Abreu

UBS Aquidaban

UBS Aeroporto

UBS IBC

UBS Novo Parque

UBS Abelardo Machado

UBS Gilson Carone

UBS Village da Luz

UBS Amaral

UBS Alto União

UBS São Luiz Gonzaga

UBS BNH de Baixo

UBS BNH de Cima

UBS Zumbi

UBS Paraíso

UBS Coramara

UBS Nossa Senhora Aparecida

UBS Elpídio Volpini

UBS Otton Marins

Interior

UBS Soturno

UBS Burarama

UBS Pacotuba

UBS Córrego dos Monos

UBS Itaoca

UBS Conduru