Cachoeiro assina convênio para pátio de veículos na segunda (18)

Os veículos guinchados na cidade passam a usar o pátio no bairro Aeroporto

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no estado, Wylis Antonio Lyra, assinam nesta segunda-feira (18) termo de cooperação técnica para que o município use gratuitamente o pátio contratado pela instituição policial para envio de veículos removidos.

A solenidade ocorre durante a abertura da Semana Municipal de Trânsito, às 9h, no plenário da Câmara Municipal, centro da cidade. A publicação do convênio sai já no dia seguinte, e, até o fim da mesma semana, o local já poderá receber os veículos.

O pátio fica no bairro Aeroporto, em Cachoeiro, na rodovia Lúcio Meira (acesso a Muqui) e já recebe veículos removidos pela PRF desde julho último. Agora, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também poderão usar o espaço para veículos guinchados na cidade.

Em todo o estado, muitos contratos entre municípios e pátios precisaram ser cancelados ou revistos nos últimos meses para adaptação à nova legislação, que prevê critérios mais rigorosos voltados principalmente para o licenciamento das áreas.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes Junior, o convênio vai possibilitar o retorno, em sua normalidade, de ações fundamentais para combate à criminalidade. “Poderemos finalmente atuar de modo efetivo no sentido de coibir situações irregulares, como o uso de veículos não registrados ou adulterados na prática de delitos diversos em Cachoeiro. As forças de segurança vinham cumprindo seu papel fiscalizador, mas a ausência do pátio impedia a remoção”, explica.

A atuação da Guarda e da PM ganha também mais eficiência em situações que impactam na saúde pública, no caso de veículos abandonados, e de trânsito, quando estacionados de modo indevido, travando o fluxo também de pedestres.

Semana de Trânsito segue até o dia 25

Cachoeiro promove sua Semana de Trânsito a partir desta segunda (18) inspirada na edição nacional, também neste mês. Nas duas esferas, o tema é “A minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Segundo o gerente do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito na cidade, Paulo Bento, a prefeitura estará com equipes em diversos bairros, principalmente em escolas e empresas, com intuito de sensibilizar a comunidade sobre as medidas básicas de segurança para pedestres e motoristas.

“É importante que cada um passe a enxergar a responsabilidade que tem pela segurança de todos. Uma ação irresponsável ao atravessar uma faixa de pedestres, por exemplo, pode causar um acidente grave para outra pessoa. O trânsito é uma rede, e todos precisam ficar mais atentos”, avalia.

Confira a programação da Semana de Trânsito!
Segunda (18)
Local: Câmara Municipal
9h10 – assinatura do termo de cooperação técnica entre o município e a Polícia Rodoviária Federal
-palestra sobre o tema principal da Semana de Trânsito, com o superintendente da PRF-ES
10h – entrega de certificados a motoristas e motociclistas modelos 2017
17h – panfletagem no semáforo da praça Jerônimo Monteiro em parceria com a Viação Flecha Branca.

Terça (19)

9h às 10h – palestra para alunos
14h às 15h – palestra para alunos

Local: Museu Ferroviário