Notícias

Ensino fundamental

Cachoeiro amplia número de alunos em escolas municipais de tempo integral

Em 2022, número de unidades municipais de ensino fundamental que adotaram o sistema subiu para sete
Foto: Divulgação/PMCI

O ano letivo das escolas de tempo integral da rede municipal de ensino de Cachoeiro começou nesta quarta-feira (9), e com mais alunos: o número de estudantes subiu de 870, em 2021, para 1.103, em 2022. São atendidas em jornada estendida (das 7h30 às 16h30) crianças matriculadas entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental.

Mais três unidades adotaram o tempo integral em 2022: “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; e “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite. Elas se juntam às outras quatro que já estavam nesse sistema: “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.

“Eu escolhi o tempo integral pela facilidade e pelo período em que a minha filha estará na escola. Para nós, que trabalhamos, é muito bom, e ela vai ter um rendimento melhor pelo fato de estar o dia todo na escola”, comenta Diego Florindo Vericimo, pai da aluna Sara Vericimo Marçal, da escola municipal “Dona Maria Santana”.

O retorno às aulas nas escolas de tempo integral aconteceu dois dias depois das demais unidades por conta de atividades de capacitação dos profissionais. As ações de formação foram realizadas pela entidade ES em Ação, parceira da Secretaria Municipal de Educação (Seme) na implantação da metodologia da “Escola da Escolha” nessas unidades.

Adotada em diversos estados brasileiros e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional, a “Escola da Escolha” é uma proposta centrada no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes do ensino fundamental. Além das matérias do currículo convencional, os alunos têm liberdade para optar por disciplinas eletivas.

“A ‘Escola da Escolha’ é uma iniciativa de sucesso em milhares de unidades de ensino do Brasil. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a oferta do ensino em tempo integral na rede municipal, sempre capacitando nossos profissionais para oferecerem o melhor às crianças”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.