30 a 39 anos

Cachoeiro avança na vacinação de grupo etário com mais casos de Covid-19

Casos confirmados da doença são mais numerosos entre pessoas de 30 a 39 anos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Cachoeiro começou a vacinar pessoas acima de 30 anos contra a Covid-19, ampliando a imunização na faixa etária de 30 a 39 anos, grupo que tem mais casos confirmados da doença – 6.252, 23% do total – no município.

Na sede do município, a aplicação da primeira dose está sendo feita em 16 unidades básicas de saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, em quem garantiu vaga por agendamento on-line, nesta quarta (21). As 2.180 vagas disponibilizadas foram preenchidas em cerca de duas horas.

Edilanne Amado Lima, de 30 anos, foi atendida na UBS do bairro Abelardo Machado, pela manhã. “Quando consegui agendar, fiquei muito feliz. Estava esperando muito por essa vacina. Tenho medo dessa doença, principalmente, por conta dos meus familiares. É uma emoção receber a vacina e eu incentivo muito para que todos possam se imunizar também. Assim, cuidamos de nós e do próximo”, disse.

Giovani da Silva Tidesco, de 31 anos, se disse aliviado com o início do processo de imunização.
“Minha expectativa estava grande. Conheço pessoas que morreram por causa dessa doença. É muito triste. O melhor jeito de acabar com a pandemia é se vacinando e continuar se prevenindo”, ressaltou.

No interior, mais emoção e esperança

A vacinação também é realizada no interior de Cachoeiro, onde não é necessário agendamento. As pessoas que fazem parte dessa faixa etária devem procurar a UBS do distrito em que moram para receber a imunização.

Em Gironda, Regislane Goltara, de 30 anos, não pôde conter a emoção ao tomar a primeira dose: ela perdeu a mãe para a Covid-19, em janeiro deste ano.

“Essa é minha dose de esperança, de que tudo isso vai passar. Não deixem de se vacinar. Eu perdi a minha mãe, de apenas 45 anos. É muito triste”, relatou. “Receber a vacina é maravilhoso. Saio daqui acreditando que dias melhores virão”, complementou.

Outro morador do distrito, João Paulo Souto, também de 30 anos, revelou que agora está aliviado e mais esperançoso.

“A vacina tem um papel importante para que a gente possa voltar ao normal. Por isso, convoco todos dessa faixa etária para se imunizarem. Vamos ajudar nesse processo”, pediu.

O secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, destaca a importância do avanço da imunização entre as pessoas de 30 a 39 anos.

“Esse público é um dos mais expostos ao contágio, porque compõe grande parte da população economicamente ativa, ou seja, que atua no mercado de trabalho do município. A taxa de infecção nessa faixa é a mais alta. Por isso, o aumento da cobertura vacinal nesse grupo tem importância central para o controle da pandemia”, frisa.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene
As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.