Primeira dose

Cachoeiro começa a vacinar idosos de 75 a 79 anos contra Covid-19

Foram aplicadas 549 doses nesta primeira fase
Foto: Márcia Leal/PMCI

Começou, nesta segunda-feira (15), em Cachoeiro, a vacinação de idosos de 75 a 79 anos contra o novo coronavírus, com as primeiras 549 doses de vacina que o município recebeu para imunizar esse grupo prioritário.

Na cidade, o atendimento foi feito em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Cada local disponibilizou senhas e agendou o horário de atendimento de cada idoso, para evitar filas.

Ruth Daroz, de 76 anos, foi atendida na Policlínica, que fica no bairro Santo Antônio, e aprovou a estratégia. “Essa organização foi ótima para evitar aglomeração. Gostei bastante. Eu estava esperando a minha vez porque a vacina é muito importante para prevenção, e salva vidas”, afirmou.

“Eu tenho medo de pegar essa doença, por isso sempre me cuidei muito e, mesmo depois da vacina, vou seguir com os cuidados. É essencial que as pessoas se vacinem”, disse João Alves da Silva, que garantiu a primeira dose na Policlínica.

Sebastião Cassiano, 77 anos, morador do bairro Santa Cecília, recebeu a primeira dose do imunizante na UBS do Abelardo Machado.

“Estou muito feliz por esse dia. Incentivo a imunização porque tem muita gente sofrendo com essa pandemia e a vacina veio para salvar. Temos que continuar com os cuidados para não levar a doença para dentro de casa e conseguirmos vencer o coronavírus”, frisa.

“Estava ansiosa por esse dia, estava em casa me cuidando e mesmo assim vou seguir com os cuidados. Quem tiver a chance de vacinar, vacine, é muito importante”, disse Sonia Maria Rodrigues, que também esteve na UBS do Abelardo Machado.

No interior

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também atendeu, nesta segunda, idosos dessa faixa etária que moram no interior do município, com parte das doses que Cachoeiro recebeu, para esse público, até o momento. A vacinação ocorreu nas UBS dos distritos de Itaoca, Soturno, Córrego dos Monos, Burarama e Conduru.

“Essa primeira ação para vacinação dos idosos de 75 a 79 anos transcorreu bem, com a aplicação de todas as 549 doses que recebemos. Agora, vamos aguardar a chegada de novas remessas do imunizante, para que possamos avançar na cobertura desse grupo prioritário, o que não deve tardar”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Os idosos atendidos na ação desta segunda-feira devem ficar atentos à data da aplicação da segunda dose da vacina, que foi marcada em seus cartões de vacinação. Nessa data, devem procurar a unidade em que foram vacinados.

Acamados

Para idosos de 75 a 79 anos acamados, a orientação da Semus é que os responsáveis entrem em contato com a unidade básica de saúde mais próxima, para fazer o agendamento da vacinação domiciliar, que será feita a partir da chegada de novas doses para essa faixa etária.