Notícias

Sexta-feira (25)

Cachoeiro comemora 155 anos com autorização de obras e novos investimentos

Solenidade será realizada nesta sexta (25), a partir das 16h30, na Praça Jerônimo Monteiro
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim completará 155 anos de emancipação política nesta sexta-feira (25). A data será comemorada com solenidade na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, a partir das 16h30.

Na ocasião, o prefeito Victor Coelho e o governador Renato Casagrande assinarão ordens de serviços para início de obras e convênios para novos investimentos.

O evento será aberto com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo.

“Convidamos a população a participar desse momento especial, em que celebraremos os 155 anos de nossa amada Cachoeiro autorizando obras muito importantes e firmando convênios para novos investimentos fundamentais para continuarmos melhorando a qualidade de vida no município”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Município está cada vez mais conectado e inteligente

Cachoeiro chega aos 155 anos entre as cidades mais inteligentes do Brasil. Está na 59ª posição do ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems.

Em grande medida, o resultado reflete a intensificação das melhorias da administração municipal em modernização e tecnologia da informação, tornando os processos de gestão mais interligados e ágeis.

Na área de Saúde, por exemplo, um dos projetos em andamento é o processo de informatização das ações da Atenção Primária à Saúde (APS), com implantação de internet de fibra ótica e instalação de novos computadores para todas as unidades básicas de saúde. Esse processo permite a ampliação do Prontuário Eletrônico na rede municipal de saúde, impactando diretamente na agilidade do atendimento e na melhoria dos processos de armazenamento de informações.

Na Educação, as matrículas nas escolas municipais passaram a ocorrer pela internet, em um sistema que permite que os pais acompanhem melhor a vida escolar de seus filhos. O município também investirá em fibra óptica para melhorar a conectividade nas escolas e interligá-las.

Com o Projeto Cachoeiro – Cidade Digital, que começou a ser implantado em 2020, a meta da Prefeitura de Cachoeiro é digitalização de 100% dos processos administrativos, garantindo mais agilidade, segurança e transparência na gestão das informações municipais e permitindo a ampliação da gama de serviços online, que facilitam a vida da população. Com o processo eletrônico, há redução do uso de papel e de despesas inerentes às tramitações de documentos.

No site da Prefeitura, o cidadão já tem acesso a diversos serviços municipais sem precisar sair de casa e conta, também, com plataforma para agendamento de atendimentos em vários setores da administração pública.

Junto a isso, a Prefeitura tem apostado em aplicativos de celular para facilitar o acesso da população a serviços e informações municipais. Entre eles tem destaque o “Todos Juntos”, que serve como canal da Ouvidoria Geral do Município para registro de solicitações de serviços da prefeitura, denúncias e reclamações. O cidadão pode acompanhar pela ferramenta toda a tramitação do seu pedido. Já com o “Ponto Cachoeiro”, lançado há poucos meses, usuários do transporte coletivo podem acompanhar, em tempo real, a movimentação dos ônibus das linhas municipais.

Com o programa Conecta Cachoeiro, foram ampliados para 34 os pontos de internet sem-fio gratuita em áreas públicas. A meta é ampliar esse quantitativo para 100 até 2023, em favor da inclusão e democratização digital.

Rotativo e videomonitoramento

São diversas as áreas impactadas pela maior informatização. O novo estacionamento rotativo, por exemplo, foi implantado em 2019 para democratizar o uso de vagas públicas de estacionamento e melhorar a mobilidade urbana. Pelo aplicativo de celular Cachoeiro Digital, além de fazerem o pagamento pelo uso da vaga com facilidade, os condutores conseguem saber onde há vagas disponíveis. Quem preferir pode usar os parquímetros instalados em pontos estratégicos da cidade para fazer os pagamentos. Esses equipamentos são movidos a energia solar. Ao possibilitar que os condutores encontrem vagas com maior facilidade, sem precisarem rodar muito à procura de um local para estacionar, o rotativo ainda contribui para redução da emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que mais contribuem com o aquecimento global.

Em 2021, o sistema de videomonitoramento de Cachoeiro foi ampliado e modernizado. Passou a contar com mais de 70 câmeras, incluindo equipamentos com tecnologia de leitura de placas veiculares, o que permitirá, em breve, a implementação do cerco eletrônico de segurança para combate a furtos de veículos e outros crimes. A Prefeitura também planeja a construção de um Centro de Operações, que reunirá essas e outras soluções inteligentes de monitoramento da cidade.

PPP da Iluminação Pública

No ano de seu 155º aniversário, Cachoeiro dará um grande passo para a modernização do seu sistema de iluminação pública. Em 29 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo, será realizada a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para operação do serviço.

A concessão administrativa da operação possibilitará a ampliação do número de pontos de luz, de 18.556 para 23.079, todos com lâmpadas de LED, e implantação de sistema moderno de telegestão (gerenciamento remoto de luminárias).

Além de contribuir para a melhoria da iluminação no município – tanto em vias públicas quanto em pontos turísticos e monumentos históricos –, o novo sistema deverá resultar em economia de quase 40% nas despesas públicas com o consumo de energia.

A PPP não acarretará despesa adicional para o contribuinte, uma vez que os recursos a serem passados para a concessionária como contrapartida terão origem na Contribuição para Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (Cosip), taxa já incluída na conta de energia.

O prazo de concessão será de 13 anos, período em que o parque de iluminação pública do município terá um investimento previsto de até R$ 114,16 milhões em modernização, ampliação e manutenção. Entretanto, as melhorias poderão ser experimentadas pela população já nos primeiros meses da PPP.