Qualificação

Cachoeiro comemora Dia do Artesão com workshop para esses profissionais

O evento contou com a presença de 35 artesãos da cidade
Foto: Divulgação/PMCI

Para comemorar o Dia Nacional do Artesão (19 de março), Cachoeiro realizou o workshop Diferenciação – Como se destacar da concorrência”, para representantes do artesanato do município. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (15), no plenarinho da Câmara Municipal.

Trinta e cinco artesãos participaram da atividade, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

A programação foi voltada para o fortalecimento do artesanato local, como oportunidade de geração de mais emprego e renda. A atividade ofereceu conceitos e exemplos práticos sobre a importância de agregar valor e diferenciar as características do trabalho, melhorar a percepção dos clientes acerca de qualidade e gerenciar expectativas para obter maior competitividade.

O workshop foi conduzido pela palestrante Daniela Burkhard, que é consultora, pesquisadora, professora universitária e coordenadora de curso superior em Gestão Comercial.

Participantes aprovaram a iniciativa. “Maravilhoso. Participo de cursos sempre que posso. Para mim, quanto mais a gente aprende, melhor, porque isso abre visões. Essa capacitação, por exemplo, mostrou como podemos inovar para criar no cliente o desejo de comprar um novo produto”, conta Bete Pizeta.

A artesã Heloísa Zago, 58, também participou e aprovou: “Eu gostei bastante do workshop, foi muito válido. Mudou meu pensamento. E a Semdec foi nota 10 com a comemoração, valorizando os artesãos”, disse.

“Homenagear e promover a valorização do artesão na semana alusiva ao seu dia é necessário e mais do que justo, devido à sua importância econômica, social e cultural para nossa cidade. O artesanato é uma forma de traduzir e preservar a cultura e nossas identidades, uma vez que os artesão retratam em seus trabalhos nossos ícones, como monumentos naturais e históricos e os artistas locais”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.