Notícias

Melhora nos índices

Cachoeiro compartilha práticas da educação de tempo integral em workshop estadual

Evento foi realizado em Vitória, na quinta-feira (12)
Foto: Divulgação/PMCI

O sistema de tempo integral da rede municipal de educação de Cachoeiro está ganhando destaque no cenário estadual. O município foi convidado a participar de um workshop promovido pelo ES em Ação, em Vitória, na quinta-feira (12), para apresentar as experiências da implantação dessa modalidade de atendimento educacional.

Durante o encontro, que teve como tema “Equipes de Implantação – Compartilhando Boas Práticas do Modelo de Educação em Tempo Integral” e contou com a participação de representantes de outras cidades capixabas, uma equipe da Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) fez um balanço das práticas do município na gestão das escolas que atendem estudantes do ensino fundamental em jornada estendida, a partir da metodologia “Escola da Escolha”.

A modalidade começou a ser implantada na rede municipal, em 2019, em duas escolas. Hoje, sete unidades a desenvolvem, atendendo a turmas do 1º ao 5º ano. No evento, a Seme compartilhou alguns resultados alcançados por elas.

As turmas em tempo integral apresentaram, em 2021, um baixo índice de abandono escolar, fechando o ano com uma taxa de 0,3% de evasão. Além disso, também foi constatado um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas unidades de ensino com jornada escolar estendida, com destaque para as escolas “Professor Athayr Cagnim e “Julieta Deps Tallon”.

Os alunos com jornada escolar estendida são atendidos, das 07h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender a partir de matérias do currículo convencional e de disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes, por meio de espaços físicos como ateliê criativo, brinquedoteca, biblioteca e atividades realizadas na sala de aula.

“Foi uma excelente oportunidade para apresentarmos os resultados que Cachoeiro vem obtendo com o ensino em tempo integral nas escolas do município. Estamos muito contentes com a expansão dessa modalidade, que tem um impacto muito positivo na vida dos estudantes. O seu sucesso se deve, principalmente, à dedicação dos nossos servidores e à participação das famílias”, destaca a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Expansão do ensino integral em Cachoeiro

Cachoeiro iniciou o ano letivo de 2022 com mais três escolas em tempo integral, totalizando sete unidades com a oferta da modalidade. Com a mudança, o número de estudantes subiu de 870, em 2021, para mais de 1.200, em 2022. 

Utilizada em diversos estados brasileiros e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional, o modelo “Escola da Escolha”, adotado por Cachoeiro, é uma proposta do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) centrada no protagonismo dos estudantes do ensino fundamental. A implantação tem parceria do Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes) e do ES em Ação.

Escolas do município com oferta de ensino em tempo integral

“Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato;

“Dona Maria Santana”, no bairro Basileia;

“Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite;

“Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi;

“Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado;

“Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; 

“Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.