Cachoeiro concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Avaliadores do prêmio visitaram município, nesta semana, para conhecer resultados do projeto cachoeirense

O projeto Bairro Empreendedor, da prefeitura de Cachoeiro, está concorrendo ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na etapa estadual, na categoria “Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios”.

Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), responsável pela iniciativa, recebeu a visita técnica de avaliadores do prêmio, que está em sua décima edição. Eles puderam conhecer melhor ações desenvolvidas e os resultados dela.

Iniciado em 2018, o Bairro Empreendedor visa estimular o empreendedorismo, criar oportunidades para empreendedores nos próprios bairros em que moram, preparar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e ampliar a geração de renda.

São priorizados os bairros que apresentam maior vulnerabilidade social, de acordo com estudos da Semdec. O primeiro a ser atendido foi o Zumbi, onde 22 moradores inscritos participaram, gratuitamente, de palestra, cursos e receberam orientações para elaboração de plano de negócios em diversas áreas, como beleza, alimentação e prestação de serviços.

Ao final, com os planos de negócios aprovados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os empreendedores receberam uma carta de crédito no valor de R$ 7 mil para abertura do negócio.

“Esse projeto aborda a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes do cidadão cachoeirense sobre a importância da qualificação profissional e da busca pelo empreender. Vamos seguir avançando com essas ações, com o olhar voltado às comunidades que mais precisam desse suporte”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Carlos Montovanelli.

Durante a visita, os julgadores do prêmio visitaram alguns empreendedores que já participam do projeto. De acordo com o gerente de Tecnologia e Empreendedorismo da Semdec e coordenador do Bairro Empreendedor, Leandro Mascarelo, os julgadores ficaram satisfeitos com os resultados apresentados.

“O projeto transforma a vida das pessoas. Apresenta o empreendedorismo como alternativa viável para gerar renda e combater o desemprego, oferecendo todo o suporte aos participantes, com qualificação profissional, acesso ao microcrédito, consultoria e outras políticas de apoio”, comenta Mascarelo.

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Organizado pelo Sebrae, é um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.