"Cachoeiro em Detalhes"

Cachoeiro de Itapemirim receberá novo roteiro turístico autoguiado

Apresentação do roteiro foi realizada no auditório na sede do Sebrae de Cachoeiro
Foto: Patricia Pim/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim foi um dos três municípios da Região Turística Sul Capixaba dos Vales e Café escolhidos para receber um novo roteiro turístico autoguiado. A ação é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

O objetivo é explorar as potencialidades turísticas da região, levando em consideração as características de cada território, para projetar as atrações de Cachoeiro a nível nacional e internacional.

A proposta do roteiro foi apresentada durante reunião na última terça-feira (20). Na ocasião, a consultora do Sebrae, Tessa Soyk, afirmou que as cidades foram selecionadas com base no preparo e na capacidade de geração de renda.

“Cachoeiro tem um imenso potencial turístico, e esperamos que este roteiro seja uma semente para uma renovação do olhar do cachoeirense e do turista para com essa cidade incrível”, disse.

O roteiro turístico apresentado, nomeado de “Cachoeiro em Detalhes”, será composto por notáveis pontos históricos e empreendimentos tradicionais na sede do município.

O itinerário terá início no Museu Ferroviário “Domingos Lage” e seguirá para os seguintes locais: Casa de Cultura Roberto Carlos, Cafeteria Mourad’s, Casa dos Braga, Igreja Nossa Senhor dos Passos (Matriz Velha), Fábrica de Pios (Ilha da Luz), loja da Selita e Romário Stones

De acordo com o Sebrae, todo o roteiro, com informações sobre o município e suas atrações, estarão contidos num folheto que será distribuído para o setor turístico de diversas partes do Brasil e do mundo, como agências de viagens, guias de turismo, entre outros.

“Hoje, estamos iniciando a concretização de um sonho, e felizes em poder contar com uma instituição séria e grandiosa como o Sebrae. Cachoeiro de Itapemirim é um município rico em história, com um potencial turístico imenso, e esse roteiro será um grande agente impulsionador nesse sentido, que beneficiará direta e indiretamente diversos setores ligados ao turismo local”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

De acordo com a Semcult, nos primeiros meses de 2023, o Sebrae auxiliará na qualificação e capacitação da estrutura turística local, para que seja iniciada a divulgação do material.

Município investirá na revitalização de centro culturais

Neste ano, a Semcult garantiu, junto ao Governo do Estado, verbas do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, na modalidade dedicada à revitalização de patrimônios materiais capixabas.

A maior parte da verba será destinada para o restauro do Museu Ferroviário “Domingos Lage” (antiga estação ferroviária), em que será investido quase R$ 1,2 milhão.

Para o Palácio Bernardino Monteiro, que está sendo reformado para se tornar um novo centro cultural do município, também com recursos estaduais, serão destinados cerca de R$ 590 mil para a aquisição de equipamentos e mobiliário que irão compor os ambientes do edifício centenário.

O município ainda receberá aportes para elaboração de projetos de restauro do Centro Operário e de Proteção Mútua (R$ 63 mil) e de construção de uma praça de convivência e mobilidade ao lado da Casa de Cultura Roberto Carlos (R$ 31 mil).