Notícias

Cachoeiro divulga agenda para comemoração do Dia da Água

Serão sete dias de atividades de educação ambiental com foco na preservação dos recursos hídricos

A prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), divulgou, nesta quarta-feira (14), a programação para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março). Entre os dias 21 e 29 deste mês, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental com foco na preservação dos recursos hídricos. 

A primeira ação da agenda, no dia 21, será a palestra  “A importância da água no processo produtivo”, proferida por Viriane Pigatti, bióloga da Semma. O evento começa às 7h e será dirigido aos funcionários de uma empresa de calçados localizada no bairro BNH de Baixo, local da palestra.

No dia 22, também ministrada por Pigatti, a palestra “Recuperação de nascentes” será apresentadas aos alunos da Escola Família Agrícola, no distrito de Pacotuba, a partir das 8h30.

Neste mesmo dia, no Centro Universitário São Camilo – Campus I, no bairro Paraíso, às 15h, a palestra “Desenvolvimento do Projeto Nascentes Vivas” será proferida pela coordenadora do projeto Miriam Teixeira Cleto Lira, da Semma. O público-alvo serão servidores públicos das áreas da saúde e de meio ambiente dos municípios do sul do Espírito Santo.

A programação prossegue no dia 25, no bairro Village da Luz. Lá, as crianças de 6 a 10 anos que participam do projeto social “Villagindo para ser feliz” receberão visita do projeto Caixa Ecológica – uma caixa que se transforma em estante de livros infantis sobre ecologia. Denise Motta, especialista em Educação Ambiental da Semma, é quem vai comandar as ações lúdicas de conscientização do projeto, que acontecerão em dois horários: das 8h30 às 9h30 e das 14h às 15h.

No dia 26, será a vez da comunidade quilombola de Monte Alegre, em Pacotuba, receber a palestra “Desenvolvimento do Projeto Nascentes Vivas”. O objetivo é buscar a adesão dos produtores rurais locais à inicitiva da prefeitura que visa a proteção e preservação das nascentes no campo. A atividade está marcada para as 18h30 e os agricultores de todo o distrito estão convidados a participar.

Três eventos vão marcar a agenda no dia 27. Tendo início às 9h, a palestra “Corpo hídrico e atividade humana”, acontecerá no Tiro de Guerra 01/012, localizado no bairro Ibitiquara. O palestrante será o especialista em Gestão de Análise Ambiental, Guilherme Gomes de Souza, que falará aos atiradores da instituição. À noite, às 19h25, ele apresentará a mesma temática na Faculdade Multivix do bairro União, em atividade aberta ao público.

Ainda no mesmo dia, haverá a apresentação do projeto de Iniciação Científica Jr. “Análise socioambiental e os aspectos hidrológicos da sub-bacia do Córrego Amarelo”, proferida pela professora e bióloga Cristina Gama Pacheco, mestre em Biotecnologia da Reprodução. O evento, aberto ao público, será na Faculdade Multivix, no União, às 19h.

Ações para diversos públicos

O dia 28 também estará com uma variada agenda. Os idosos frequentadores do Centro de Convivência Vovó Matilde, do bairro São Geraldo, receberão, das 8h às 13h a oficina “Vem Reciclar”, coordenada por uma equipe da Semma.

Aos alunos da Escola Monteiro Lobato, do bairro Alto União, será apresentada a palestra “Desenvolvimento do Projeto Nascentes Vivas”, por Miriam Teixeira Cleto, às 14h.

O especialista em Gestão de Análise Ambiental, Guilherme Gomes de Souza, apresentará, novamente, a palestra sobre “Corpo hídrico e atividade humana”, dessa vez, na Universidade Paulista Unip – Polo Cachoeiro, Centro, localizada em cima do Banestes. Aberto ao público universitário, o evento será iniciado às 19h25.

Também na Universidade Unip, às 19h, os universitários poderão prestigiar a professora bióloga Josiane do Carmo Menezes e o geólogo pesquisador, Flávio Costa de Cerqueira, apresentando o projeto de Iniciação Científica Jr. “Um fato, um dado, uma ação: por um Córrego Vivo”. 

O encerramento se dará no dia 29, com a estadual Cei Átilia de Almeida Miranda, localizada no Vila Rica, recebendo a palestra “Resultados do Programa Nascentes Vivas”. O evento será destinado aos alunos e começará às 11h.

Para o gerente de Educação Ambiental da Semma, Alexandre Gasparini, a semana de eventos servirá para a discussão de temas relacionados à preservação e uso consciente dos recursos hídricos. “Desejamos durante os sete dias de atividades discutir a importância da água enquanto bem natural, e reforçar as ações ambientais voltadas ao tema, principalmente com os produtores rurais, bem como, as instituições de ensino, que são multiplicadoras do conhecimento”, explica.

Andressa Colombiano, secretária de Meio Ambiente, afirma que a conscientização e as políticas de sensibilização sobre a importância dos recursos hídricos são passos fundamentais para a conservação de um elemento tão indispensável à vida.

“Não há vida sem água e a gestão das águas não pode descuidar de um adequado manejo do solo. Pensar em qualidade de vida, das presentes e futuras gerações, é saber que rio é vida, água é sobrevivência e proteger, conservar e preservar os nossos recursos naturais é nosso dever”, ressalta.