Notícias

Cachoeiro divulga programação da Semana das Águas

Passeio pelas belezas naturais do entorno do Itabira vai fechar a programação

A prefeitura de Cachoeiro está preparando uma programação para a Semana das Águas, a ser realizada de 21 a 24 deste mês. As atividades, que têm como referência a celebração de março como o mês das águas e, mais especificamente, do Dia Mundial da Água (22), incluem palestras, lançamento de projeto ambiental e realização de uma caminhada ecológica.

A programação se iniciará, no dia 21, com uma palestra sobre uso consciente da água na escola municipal José Taveira dos Santos, no bairro Abelardo Machado, em dois horários: 8h e 14h. A palestra será ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, sendo direcionada tanto a estudantes quanto aos seus pais e responsáveis.

No dia 22, acontecerá o Seminário das Águas no Teatro Municipal Rubem Braga, a partir das 18h30. Na ocasião, haverá uma palestra com o tema “Novas Tecnologias e Gestão dos Recursos Hídricos”, proferida por Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com experiência em vários campos de pesquisa e atuação em gestão estratégica. As inscrições acontecem por meio do preenchimento de um formulário online e também se darão no próprio local do evento, 30 minutos antes do início, havendo certificado de participação.

Também no seminário, será apresentado o projeto Nascentes Vivas, cujo lançamento oficial ocorrerá no dia seguinte (23), às 18h, no auditório da escola Wilson Resende, em Burarama. O projeto vai cadastrar propriedades rurais e investir em mecanismos para preservação das nascentes, com assistência técnica e orientação aos produtores. A conservação de pelo menos 200 nascentes contará com R$ 418 mil do Fundo Municipal de Defesa Ambiental.

Fechando a programação, no dia 24, haverá uma caminhada ecológica de 8 km pelo entorno da região do Monumento Natural do Itabira. O início do percurso, com belas vistas e afluentes de águas cristalinas pelo caminho, está marcado para as 7h, e não há necessidade de inscrição. Um ônibus será disponibilizado para levar os trilheiros até o local de partida da caminhada, o sítio Recanto do Itabira, com saída às 6h20 do Museu Ferroviário Domingos Lage.

“A nossa equipe teve o cuidado de fazer uma programação com atividades de reflexão, apresentação de ações diretas do poder público e também lazer. As pessoas que participarem terão a oportunidade de aprender mais e vivenciar na prática a importância dos recursos hídricos em sua totalidade”, destaca o secretário Mário Louzada.

Programação Semana das Águas

21/03, quarta-feira
Evento: Palestra sobre uso consciente da água
Local: Escola José Taveira dos Santos (rua Olga Contarini, Aberlado Machado)
Palestrante: Secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada
Horários: 8h e 14h
Público: pais e alunos

22/03, quinta-feira
Evento: Seminário das Águas
Local: Teatro Municipal Rubem Braga (avenida Beira Rio, Guandu)
18h – Inscrição para o seminário
18h30 – Solenidade de abertura
18h45 – Apresentação do projeto Nascentes Vivas
19h20 – Palestra sobre o tema “Novas Tecnologias e Gestão dos Recursos Hídricos”, com Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia, mestre em Ciências Sociais e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Imagem
20h Mesa redonda
21h30 – Encerramento

Inscrição online aqui.

23/03, sexta-feira
Evento: Lançamento oficial do projeto Nascentes Vivas junto aos produtores rurais
Local: Auditório da escola Wilson Resende (praça José Gava, Burarama)
Horário: 18h

24/03, sábado
Evento: Caminhada ecológica no entorno do Monumento Natural do Itabira (8 km de percurso)
Ponto de partida: Sítio Recanto do Itabira
Horário: 7h (saída do ônibus às 6h20 do Museu Ferroviário Domingos Lage)
Recomendações: levar filtro solar, repelente, chapéu, garrafinha d’água e usar tênis e roupas adequadas (preferencialmente calças compridas)