Cachoeiro é a capital capixaba do agronegócio durante a ExpoSul Rural 2019

Abertura oficial contou com a presença diversas autoridades

Começou na tarde desta quarta-feira (10) a ExpoSul Rural 2019, maior evento agro do Espírito Santo, organizado pela Prefeitura de Cachoeiro e pelo Sindicato Rural do município. A programação será realizada até domingo (14) no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, contando com diversos atrativos para profissionais e produtores da área e para o público em geral.

Os portões foram abertos às 14h e, ao longo do primeiro dia, os visitantes puderam participar de atividades de capacitação, reuniões técnicas com instituições e lançamentos de novos produtos por expositores. A solenidade oficial de abertura ocorreu às 19h, contando com a presença de autoridades locais e estaduais, expositores e visitantes.

“Uma feira que encha o parque, mas sem resultados, não nos interessava. Mas, em 2017, o Sindicato Rural nos apresentou um formato fora do convencional. Agora, a ExpoSul é moderna, inteligente, conectada, inclusiva, cria oportunidades de negócios, representa mais trabalho e emprego, se preocupa com o desenvolvimento regional, apresenta inovações tecnológicas e debate sustentabilidade”, discursou o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

“A agricultura sul capixaba é de valor agregado, tem um jeito próprio. O futuro depende das nossas ações agora, e a agricultura sul capixaba está com o pé no futuro. Nós estávamos espalhados, e a ExpoSul fez com que todos os nossos produtores voltassem a conversar entre si e a dialogar com o comércio, indústria, setor tecnológico e poder público”, exaltou o presidente do Sindicato Rural, Wesley Mendes.

“A ExpoSul 2019 surpreende mais uma vez em número de expositores, cerca de 350, entre empresas, prefeituras, criadores e agricultores familiares. Nossa expectativa é superar as edições passadas, que tiveram 70 mil visitantes e movimentaram na ordem de R$ 10 milhões em negócios durante e depois da feira, que tem como um de seus pilares o incentivo ao desenvolvimento rural sustentável”, pronunciou-se o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

O governador Renato Casagrande fechou a solenidade falando sobre a importância do desenvolvimento na região Sul. “Nós estamos imbuídos da tarefa de alavancar o desenvolvimento de cada região do estado de forma equilibrada, focando nas potencialidades. E o agro tem importância fundamental nisso”, completou.

Apresentações e destaques

No primeiro dia da ExpoSul, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) apresentou o Plano de Desenvolvimento Regional, que prevê a criação de conselhos em cada uma das dez microrregiões do Espírito Santo para debater e definir investimentos do poder público e iniciativa privada.

Houve ainda a assinatura do edital de Cadastramento Público dos Empreendimentos de Economia Solidária, bem com a entrega de carteirinhas de artesãos a representantes do artesanato sul capixaba. Mais cedo, a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou uma reunião especial em meio à programação da ExpoSul.

A programação

A programação da ExpoSul Rural inclui Feira de Negócios, Exposição Agropecuária, Programação Técnica (cursos gratuitos), Área Demonstrativa de Técnicas e Produtos Agrícolas, Tecno Exposul, Exposição de Esportes de Aventura, Fazendinha Educativa, entre outros atrativos. Mais detalhes no site www.exposulrural.com.br.

ExpoSul Rural 2019

Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa (Aeroporto, Cachoeiro de Itapemirim)

Funcionamento:
Quinta (11) e sexta (12): 14h às 22h