Cachoeiro fomenta ações para impulsionar piscicultura

Produtores de pescado participam de encontro nesta quarta-feira (29)

Produtores de pescado de Cachoeiro participam nesta quarta-feira (29) do Encontro dos Piscicultores do município, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai). O evento, que começa às 8h, no auditório do Sindicato Rural, no bairro Independência, marca o início de uma série de atividades de capacitação voltadas aos piscicultores.

Na reunião, os participantes debaterão aspectos da atividade no município e receberão as primeiras instruções de representantes da Acqua Jr., empresa júnior do Instituto Federal (Ifes) de Alegre especializada em aquicultura e piscicultura.

Posteriormente, haverá mais dois encontros com a Acqua Jr., ambos a serem realizados no campus do Ifes de Alegre. Com isso, os produtores cachoeirenses terão a oportunidade de aprender, na prática, as técnicas repassadas pelos integrantes da empresa júnior.

A capacitação faz parte de um planejamento de ações de incentivo à piscicultura, estabelecido pela Semai junto aos piscicultores cachoeirenses em janeiro deste ano, o que inclui também realização de pesquisas sobre o mercado de pescado e a capacidade de produção do município, além de visita de produtores a outras agroindústrias.

“Com essa capacitação, estamos dando um grande passo para o desenvolvimento da piscicultura em Cachoeiro. Deveremos contar também, em breve, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para a oferta de assistência técnica e gerencial aos produtores”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.