Cachoeiro ganha prêmio internacional em inovação

Um dos projetos incentiva o reaproveitamento de peças eletrônicas

Inscritos pela prefeitura na Feira Internacional de Inovações InnovaCities África, promovida em Angola, dois projetos conduzidos em Cachoeiro na área de tecnologia foram os contemplados em suas categorias. O prefeito Victor Coelho vai entregar os certificados ao lado do vice-prefeito, Jonas Nogueira, em evento às 11h desta sexta-feira (19).

A premiação ocorre durante o segundo encontro de planejamento da prefeitura de Cachoeiro, na escola municipal Zilma Coelho (Campanha), no bairro Ferroviários.

Os projetos vencedores, “Sistema de Gestão Veicular – SGV” e “Reciclagem de e.lixo”, concorreram, na África, nas categorias Tecnologia da Informação e Inovação Social, respectivamente.

O primeiro foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do município, a Dataci, com acompanhamento da Agersa para monitoramento e gestão das linhas de transporte coletivo. Atualmente, 56 veículos do consórcio Novotrans já contam com o aparelho que transmite dados para o novo sistema.

De acordo com o prefeito, a meta é investir cada vez mais em tecnologia, com foco no aumento da agilidade e da eficiência dos serviços oferecidos ao cidadão. “Muitos atendimentos que hoje são totalmente manuais podem ser transformados em virtuais sem perda de qualidade. E essas premiações representam isso. São sistemas funcionais, que já mostraram resultados”.

Estudantes recebem bolsa de estudo técnico

O segundo projeto contemplado foi idealizado pelo professor mestre em informática Jocimar Fernandes, para reciclagem e manutenção de computadores por meio do reúso do lixo eletrônico. A Dataci vai fornecer apoio com capacitação dos alunos, doação de equipamentos e palestras direcionadas.

Recentemente, o projeto foi um dos escolhidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para receber bolsas de estudo técnico, para professores e estudantes da área de sistemas de informação, indicados pela escola estadual Fraternidade e Luz e pela faculdade Multivix.

Evento terá palestra com André Gomide

Também durante o evento desta sexta (19), o diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, André Gomide, ministra a palestra Cidades Inteligentes e Humanas. Participam o prefeito, o vice-prefeito, secretários municipais, subsecretários, gerentes e vereadores locais.

Na última sexta (12), ocorreu o primeiro dos encontros de planejamento da prefeitura, com o tema conceitos de gestão compartilhada e cidades inteligentes, em palestra ministrada pelo prefeito de Vitória, o cachoeirense Luciano Rezende.