Nesta semana

Cachoeiro ganhará novo sistema de segurança e videomonitoramento

Novas câmeras e totens com botão do pânico foram instalados em pontos diversos da cidade
Foto: Ilustrativa

Um novo sistema de segurança e videomonitoramento entrará em operação, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir de sexta-feira (16). Ao todo, foram instaladas 32 novas câmeras em 11 pontos diferentes da cidade, além de dois totens com uma câmera de 360º cada um.

O sistema será operado 24 horas por servidores da Prefeitura de Cachoeiro, a partir de uma sala de videomonitoramento. Eles estão recebendo treinamento, durante esta semana, da empresa responsável pela implantação do serviço.

Em cinco pontos, foram colocadas 26 câmeras para detecção de veículos que avançam semáforos de forma irregular. Em outros seis pontos, foram colocadas, respectivamente, seis câmeras PTZ (de gravação comum) – as quais se somam às 40 câmeras que o município já possuía anteriormente.

Já os dois totens, de 4 metros cada um, contarão com botão de pânico, para o caso de emergências com transeuntes. Tanto os totens quanto as seis novas câmeras PTZ terão áudio bidirecional, composto por cornetas e interfones, permitindo a comunicação entre a central de videomonitoramento e as pessoas nas vias públicas em caso de emergências.

Esse sistema de áudio também facilitará a comunicação com a população em caso de desastres naturais, como enchentes, dentre outras ocorrências (confira abaixo os locais em que ficarão os totens e as novas câmeras PTZ).

“As câmeras e os totens foram colocados em pontos estratégicos da cidade, onde há grande circulação de pessoas e veículos. Assim como acontece no videomonitoramento atual, o novo sistema contribuirá tanto para o trabalho da Guarda Civil Municipal quanto das demais forças de segurança”, afirma o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.

Cerco Inteligente de Segurança

A criação do Cerco Inteligente de Segurança em Cachoeiro representará uma segunda etapa do processo de implantação do novo sistema eletrônico de segurança. Em sete pontos do município, serão colocadas 15 câmeras capazes de identificar placas de veículos com restrição de furto e roubo.

Para isso, a empresa responsável pela implantação aguarda autorizações do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para instalar os equipamentos em rodovias que não pertencem ao município. A expectativa é de que as liberações saiam ainda neste mês de julho, para que o trabalho seja iniciado e concluído em cerca de 30 dias.

A Prefeitura de Cachoeiro investirá, no novo sistema, R$ 2.574.364,80, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito e um complemento de verba própria. O valor corresponde à contratação anual dos serviços.

Locais das novas câmeras de videomonitoramento (PTZ) com áudio bidirecional:

– Rua Bernardo Horta, Centro, em frente ao Mercado da Pedra.
– Rua Costa Pereira, Centro, em frente ao Banco Brasil.
– Rua Coronel Francisco Braga, Centro, atrás do Posto Nogueira.
– Rua Capitão Deslandes, Centro, início da Ponte de Ferro.
– Rua 25 de Março, Centro, na praça Jerônimo Monteiro.
– Avenida Jones dos Santos Neves, Maria Ortiz, ao lado do Posto Universal.

Locais dos totens com botão do pânico e áudio bidirecional:

– Rua Capitão Deslandes, Centro, ao lado do banco Itaú.
– Entroncamento da rua Professor Quintiliano de Azevedo com a praça Luiz Tinoco da Fonseca, Centro.