Projetos selecionados

Cachoeiro garante recursos estaduais para obras de contenção em áreas de risco

Uma das ruas que serão contempladas é a José Batista, no bairro Recanto
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro teve dois projetos aprovados em chamamento público realizado pela Defesa Civil Estadual para repasse de recursos para obras de prevenção em áreas de risco de desastre nos municípios capixabas.

Para a estabilização de taludes na rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome, foram garantidos R$ 200.987,96, que serão investidos na construção de muros de arrimo.

A outra rua a ser contemplada é a José Batista, no bairro Recanto, onde serão investidos R$ 589.726,01, também em obras de contenção.

Os projetos das obras foram elaborados pelas equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras de Cachoeiro.

“Com essas obras, esses dois locais deixarão o mapa das áreas de risco da cidade. Elas vão prevenir deslizamentos e processos erosivos, garantindo mais segurança para os moradores dessas regiões”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Miranda.

A transferência dos recursos, em prazo a ser definido, será fundo a fundo – do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil para o Fundo Municipal de Defesa Civil.

Geocomposto no bairro Amarelo

Cachoeiro tem ampliado os investimentos em prevenção em áreas de risco. Na rua Jerônimo Ribeiro, no bairro Amarelo, está em fase final uma das maiores obras de contenção já realizadas no município. Quase 10 mil metros quadrados de taludes estão sendo revestidos com geocomposto, técnica usada pela primeira vez em obras da administração municipal. Estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões. Após a conclusão, outras áreas de risco serão contempladas com essa nova solução.