Crianças até 14 anos

Cachoeiro inicia campanha nacional de multivacinação

Vacinação ocorre nas unidades básicas e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro está promovendo a campanha de multivacinacão, com o objetivo de atualizar e colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes com as vacinas do calendário básico nacional. Além de atualizar o cartão de vacina, a campanha contribui para a diminuição e controle das doenças imunopreveníveis.

A ação será realizada até o dia 29 de outubro, em todas as unidades de saúde que tenham salas de vacinas e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal), de 8h às 15h. No dia 16 de outubro, sábado, será o grande dia de mobilização nacional da campanha, o “Dia D” para ampliar o atendimento.

A campanha é voltada para crianças de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estarão disponíveis a vacina contra gripe (Influenza) e as que compõem o calendário básico do público-alvo, como BCG, hepatite A e B, pneumonia, meningite, pentavalente, poliomielite, rotavírus, febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana (DTP), VOP, varicela, HPV e meningite ACWY.

Também será oferecida a vacina contra meningite C para menores de 11 anos que não receberam a dose de reforço até 4 anos e 11 meses de idade.

Para receber as doses, é preciso que o responsável compareça com a criança, levando documento de identificação, cartão de vacina e CPF ou o cartão do SUS.

“Nosso objetivo com essa ação é ampliar a cobertura de vacinação do nosso público mais jovem. Essas vacinas são importantes demais e salvam vidas. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de participar”, expressa o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.