Auxílio emergencial estadual

Cachoeiro inicia entrega do cartão ES Solidário a beneficiários

A entrega é realizada na Ilha da Luz, a pessoas listadas pelo governo estadual
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro realizou a primeira entrega do cartão ES Solidário a beneficiários do município. Na Ilha da Luz, 176 cachoeirenses receberam o auxílio emergencial concedido pelo governo estadual.

A entrega do benefício segue ao longo da semana, no mesmo local, conforme a primeira lista de beneficiários e ordem de convocação divulgadas pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), no site setades.es.gov.br/cartaoessolidario. Na listagem, estão inclusas, ao todo, 844 pessoas de Cachoeiro.

O valor do auxílio, destinado a famílias em situação de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), é de R$ 600,00, dividido em três parcelas mensais de R$ 200,00, pagas a partir deste mês.

A dona de casa Alessandra Silva Pereira Rosa, moradora do Gilson Carone, foi uma das pessoas contempladas, nesta segunda, em Cachoeiro.

“Esse cartão vai me ajudar demais. A pandemia prejudicou muito, porque meu marido está desempregado e eu não trabalho fora. Então, esse cartão me deu esperança, de que todo mês eu vou ter um dinheiro para comprar as coisas básicas. Me sinto aliviada”, afirma.

“Com esse auxílio, pretendo comprar alimento, remédios, gás de cozinha. Está difícil para todo mundo, e o cartão, com certeza, vai me dar uma força no fim do mês. Inclusive, já vou utilizar para fazer compras”, conta Cátia Cardoso Pereira, moradora do Bela Vista.

“Os gastos em casa aumentaram e a renda diminuiu durante a pandemia. O cartão veio para acrescentar e ajudar”, ressalta a dona de casa Danielle Moreira.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, avalia que o auxílio chega em boa hora para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Prestamos assistência contínua a essas famílias e sabemos como esse é um momento adverso para elas. Esse auxílio financeiro fará muita diferença na vida delas, garantindo itens essenciais, como alimentos, gás e outras despesas domésticas. Importante lembrar que políticas de transferência de renda, como essa, também repercutem positivamente na economia local”, frisa.

Além de fazer a entrega do benefício estadual, a Semdes também faz contato com os beneficiários contemplados para reforçar a data de retirada do cartão. Todos os convocados devem comparecer apenas no dia marcado, portando documento de identificação com foto (identidade, habilitação ou carteira de trabalho) e usando máscara de proteção contra o coronavírus, obrigatoriamente. Todos os protocolos sanitários de prevenção são adotados durante a entrega.