Veja atrações

Cachoeiro comemora mês da Consciência Negra

Com influências do congo, manifestação musical afro-capixaba, banda Casaca será atração no dia 26 de novembro
Foto: Divulgação/Casaca

As atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra já estão acontecendo em Cachoeiro. A programação, desenvolvida pela Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), teve início na noite da última sexta-feira (11), com a exibição do filme “Medida Provisória”, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado no bairro Rubem Braga.

O objetivo foi realizar, por meio da obra, uma reflexão sobre o racismo e fortalecer o debate sobre igualdade racial, principalmente, entre os jovens.

Na manhã da última terça-feira (15), o Centro de Cultura Afro-brasileira Ilê Axé Opô Elemoso, localizado no bairro Novo Parque, recebeu o Encontro Regional dos Povos de Terreiro.

Participaram entidades religiosas, gestores públicos que atuam na área dos Direitos Humanos e representantes das casas de Axé e Terreiros de Cachoeiro, Guaçuí e Vitória.

De acordo com a organização, o intuito do evento foi reforçar os laços entre as comunidades afro do estado, em uma confraternização social e cultural. Na ocasião, esteve presente a Ialorixá Mãe Márcia Marçal, do Rio de Janeiro, que participou de uma roda de conversa.

No mesmo dia, à noite, outra sessão de filme foi realizada, dessa vez, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba. Os moradores da região tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Vidas Quilombolas – Orgulho, história e cultura”.

Mais atividades nesta semana

As atividades do Mês da Consciência Negra continuam neste fim de semana. Nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal de Cachoeiro (Centro) sobre temas alusivos ao Novembro Negro, com participação de representantes do poder público e do movimento negro.

No domingo (20), data que marca o Dia da Consciência Negra, as atividades serão concentradas na comunidade Quilombola de Monte Alegre, com uma missa afro a partir das 10h. À noite, acontecerão os tradicionais festejos, com homenagem ao quilombola do ano.

Wakanda

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 9h, na Praça de Fátima (avenida Beira Rio), acontecerá o evento Wakanda Cachoeiro, com diversas atrações ao público, como exposição de artesanatos, foodtruck, oficinas, sarau, apresentações culturais, rodas de conversa, shows e brinquedos para crianças com a área “Wakanda Kids”.

Programação Wakanda Cachoeiro (25 de novembro)

9h – Abertura das barracas de artesanatos e praça de alimentação.

9h – Abertura do espaço Kids- Atração de mágica com o Tio Beleza.

10h – Oficina de Tranças Nagô com a Profissional AfroEmpreendedora Trancista Rosiane Moreira (Deverá ser realizada inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

13h – Atração de mágica com o Tio beleza para as crianças.

15h – Oficina de Maquiagem com a Profissional Raquel Veridiano (Devera ser realizado inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

16h – Palestra interativa sobre “Racismo Institucional” ministrada pela Coordenadora Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as mulheres de Cachoeiro de Itapemirim Fayda Belo.

17h – Abertura Oficial do evento com autoridades.

17h30 – Apresentação Cultural com Centro de Referência das Juventudes (CRJ).

18h – Entrega das Homenagens “Troféu Consciência Negra”.

19h – Palco Livre “para você ser, estar e apresentar” (Deverá ser feito inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

20h – Show de Samba com o Grupo “Dim Dim do Cavaco”.

Programação Wakanda Cachoeiro (26 de novembro)

8h – Celebração “Todos Pelo fim da Intolerância Religiosa”.

9h – Abertura das barracas, praça de alimentação e do Espaço Kids.

10h – Apresentação de Caxambu da “Velha Rita”.

10h30 – Roda de Conversa com tema, Juventude Negra: “Direitos, Exclusões e Violências”, para compor a mesa, estão convidadas as Profissionais Gabriela Verediano e Viviane Lupim (Idelizadoras do projeto DescolonizeEduca), a Profissional Beatriz Fraga Professora de literatura e Luciene Francino mestre em história e membra da Academia Cachoeirense de Letras.

14h – Apresentação Cultural Escola de Capoeira Agogô de N’Zamb.;

15h – Show com o Grupo de Chorinho “Pó de Mico” na praça de alimentação.

16h30 – Apresentação cultural Bate Flecha com o Grupo “Mártir São Sebastião”.

17h30 – Desfile Rei e Rainha Wakanda (Deverá ser realizada inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

19h – Roda de Samba/ Pagode com o Grupo “Nó na Madeira”.

21h – Encerramento com Show nacional com a Banda Casaca.