Proteção

Cachoeiro inicia vacinação contra Covid-19 para público de 55 a 59 anos

No sistema de agendamento, ainda restam vagas disponíveis para vacinação deste público
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro iniciou, nesta terça-feira (8), a vacinação contra Covid-19 para pessoas de 55 a 59 anos, sem comorbidades.

Na sede do município, estão recebendo a primeira dose do imunizante os munícipes dessa faixa etária que fizeram agendamento on-line, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacovid19, aberto na última quinta-feira (3).

Liliane Sena de Araújo, de 55 anos, foi atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Abelardo Machado. “O agendamento foi bem fácil de fazer, consegui rápido e marquei para hoje. Com a vacina, eu fico bem mais tranquila e feliz. Chegou na minha faixa etária e, pelo que estou vendo, em Cachoeiro, a vacinação está sendo bem rápida, minha família já está quase toda vacinada. Fico aliviada”, afirma.

“Depois de receber a primeira dose, sinto alívio e esperança. Sempre quis tomar a vacina e incentivo as outras pessoas a se imunizarem. Quanto mais pessoas vacinadas, melhor”, frisa Junei Avelino de Souza, de 55 anos.

A vacinação dos agendados será realizada até sexta-feira (11). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no sistema de agendamento on-line restavam, às 14h, cerca de 160 vagas para vacinação dessa faixa etária, nas seguintes unidades de saúde: Coramara, Gilson Carone, Valão, Zumbi e União.

“A vacinação por idade é muito importante e vai avançar bastante nos próximos meses. A tendência é que, com a chegada de mais doses, grande parte da população seja vacinada. Portanto, orientamos quem está dentro da faixa etária a buscar o agendamento”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Até o momento, Cachoeiro recebeu do Ministério da Saúde, via governo estadual, 5.105 doses da vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) para pessoas de 55 a 59 anos.

Três mil e quatrocentas foram disponibilizadas no sistema de agendamento e 1.705 foram direcionadas para pessoas que moram no interior do município e pacientes acamados, que não estão incluídos no agendamento on-line. Esses dois públicos deverão entrar em contato com a UBS mais próxima para receber instruções sobre o processo de vacinação.