Cachoeiro investiu R$ 44 milhões em saúde pública em 2018

Ampliação do serviço de Pronto Atendimento Infantil para 24 horas completou um ano em novembro

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim aplicou R$ 44,7 milhões em ações e serviços de saúde pública em 2018. O valor corresponde a 17,79% do orçamento do município no período, índice acima do mínimo de 15% exigido pela legislação federal – uma aplicação superavitária de R$ 7 milhões.

Na comparação com 2017, houve um aumento de 13% no valor investido na rede municipal de saúde: R$ 5,3 milhões a mais.

O aparelhamento e reaparelhamento de unidades básicas de saúde, a ampliação do serviço de Pronto Atendimento Infantil para 24 horas e o aumento do quadro de profissionais em áreas estratégicas são elencados pela Secretaria Municipal de Saúde como alguns dos principais investimentos no ano passado.

“Demos passos importantes para melhorar a qualidade do atendimento à população e ampliamos o alcance dos nossos serviços. Estamos fortalecendo a atenção básica no município, que é fundamental por ser a porta de entrada no SUS e por desenvolver ações de prevenção de doenças e de promoção da saúde. Neste ano, vamos investir e avançar ainda mais”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Ela destaca que estão em andamento obras de manutenção e melhorias nas estruturas de unidades de saúde. Nessas intervenções, a prefeitura investirá R$ 2,8 milhões, com recursos próprios e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Outras obras em curso são as reformas dos centros de saúde Bolívar de Abreu e Paulo Pereira Gomes (PPG).

Ainda em 2018, a prefeitura entregou no bairro Coramara uma nova unidade básica de saúde (UBS), que é referência para mais de 5.500 moradores da região.