Imunização

Cachoeiro já aplicou 90% das doses contra a Covid-19 que recebeu

Nesta quarta (23), 3 mil vagas serão abertas em agendamento para a faixa etária de 40 a 49 anos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim realiza a maior campanha de imunização de sua história, com mais de 100 mil aplicações da vacina contra a Covid-19 já feitas.

De acordo com a última atualização de dados, feita na última sexta-feira (18), 69 mil pessoas receberam a primeira dose (quase 90% das 77.524 doses recebidas para primeira aplicação) e 31.130 estão vacinadas com as duas doses (90% das 34.414 doses recebidas para segunda aplicação).

Com essa performance, Cachoeiro fica atrás apenas de municípios da Grande Vitória, em número de doses aplicadas.

E a vacinação segue em ritmo intenso. Nesta semana, estão sendo aplicadas todas as primeiras 2 mil doses disponibilizadas em agendamento on-line para o público de 45 a 50 anos. Nesta quarta-feira (23), mais 3 mil doses serão lançadas no sistema de agendamento para a faixa etária de 40 a 49 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressalta que segue, rigorosamente, as estratégias de vacinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e que não há estocagem de vacinas e, sim, reserva para aplicação da dose dois.

A pasta esclarece, também, que Cachoeiro não deveria constar na lista das cidades capixabas que não alcançaram a meta de 80% de doses aplicadas, uma vez que os dados considerados pela Sesa, disponíveis no sistema Localiza SUS, estão desatualizados, por motivos técnicos, e não refletem a realidade da imunização no município – há uma demora na atualização dos dados do sistema, gerando discrepância entre doses aplicadas e as que aparecem nele.