Cachoeiro já cumpriu meta de vacinação contra a gripe

Município já vacinou 93% do público-alvo

Antes do prazo final da campanha de vacinação contra a gripe, Cachoeiro de Itapemirim conseguiu bater a meta de 90% de cobertura vacinal do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até terça-feira (28), o município havia vacinado 93%.

A campanha começou no dia 22 de abril e irá até sexta-feira (31). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo com a meta atingida, as unidades básicas de saúde continuarão imunizando normalmente os grupos prioritários, com ênfase nos que têm menor taxa de cobertura, que são as gestantes, os trabalhadores da área da saúde e as crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias.

“A missão foi cumprida, mas queremos melhorar esse índice até sexta. As pessoas que se enquadram nesses dois grupos, principalmente, não devem deixar de vacinar. É uma proteção muito importante”, frisa a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves, não haverá prorrogação da campanha no município. “A partir da próxima semana, trabalharemos, somente, com a aplicação da segunda dose das crianças primo-vacinadas, ou seja, aquelas que tomaram, pela primeira vez na vida, neste ano, a dose da vacina, e os idosos acamados ainda não vacinados, que serão atendidos em casa, por equipes de Saúde da Família”, explica.

Os outros grupos prioritários da vacinação contra a gripe são os trabalhadores de saúde; povos indígenas; mulheres até 45 dias após o parto; professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para atender o público-alvo da vacinação, Cachoeiro mobilizou suas unidades de saúde com salas de vacina, que atendem das 7h às 16h, além de oferecer as doses nas unidades sem sala, das 9h às 14h. Todo o trabalho foi reforçado com o Dia D (04 de maio), em que foram abertos pontos para imunização em um sábado.